- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
NFT de US$ 5 milhões do código da web contém erro e pode valer ainda mais
Vídeo com o código-fonte que revolucionou a internet tem erro de digitação que troca linguagem C por HTML e pode fazer o token não-fungível valer ainda mais
Modo escuro
Tim Berners-Lee (Sotheby's/Divulgação)
Publicado em 2 de julho de 2021 às, 18h27.
Vendido há dois dias por 5,4 milhões de dólares (mais de 27 milhões de reais) em leilão realizado pela Sotheby's, o NFT com o código-fonte que criou a World Wide Web, disponibilizado por seu próprio autor, Tim Berners-Lee, já pode valer ainda mais do que isso. E tudo por causa de um erro.
Um dos arquivos presentes no token não-fungível é um vídeo de 30 minutos com o código que revolucionou a internet sendo digitado. Nele, os caracteres “<”, “>” e “&”, que são usados na linguagem C, usada por Berners Lee para criar a WWW, foram trocados por seus equivalentes em outra linguagem de programação, a HTML. Um fato curioso sobre o erro é que a linguagem HTML, também criada por Berners-Lee, só é possível por causa da existência da Web.
There is an error in the video with the way the ASCII characters < > & are encoded - they've been replaced with their htmlentity equivalents of < > & etc. FYI: We don’t feel this diminishes the piece in anyway, in fact it might be a bullish smudge. pic.twitter.com/hoN6qoM9DP
— ✨ PleasrDAOGE 🐶 (@PleasrDAO) June 30, 2021
Diferente do que se possa imaginar, o erro pode valorizar o NFT. Segundo pesquisa publicada no Harvard Business Review em 2017, colecionadores de arte e consumidores em geral tendem a pagar ainda mais por produtos que contenham erros ou tenham sido produzidos por engano, já que eles fazem com que as peças pareçam ainda mais raras e especiais.
O erro está apenas no vídeo, e não se reflete nos outros arquivos presente no token, que inclui também um arquivo com o código-fonte original, um poster digital e uma carta do próprio Berners-Lee.
Não há confirmação se o erro foi proposital. Contatada pelo coletivo PleasrDAO, que reúne investidores interessados em comprar NFTs caros e foi quem trouxe o erro à tona, a Sotheby's informou que eles foram os primeiros a detectar o erro. A tradicional casa de leilões não se posicionou publicamente sobre o assunto.
Últimas Notícias
Dinheiro e tendências
Currículo de Steve Jobs vira NFT e vai a leilão com o documento original
Há 2 anos
Dinheiro e tendências
Gestora lança ETF focado apenas em empresas de mineração de criptomoedas
Há 2 anos
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
CPFL fortalece sua estratégia ESG com compromissos ambiciosos para 2030
Uso de dados será principal desafio na gestão de pessoas em 2024
Unipar é reconhecida como Empresa Pró-Ética
Pós-graduação pode ser alternativa para quem quer dar uma guinada na carreira
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.