- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Sotheby's vai leiloar NFT do código original da World Wide Web
Token não-fungível terá arquivos originais do código que revolucionou a internet e o mundo, além de carta escrita pelo próprio Tim Berners-Lee
Modo escuro
Tim Berners-Lee (Sotheby's/Divulgação)
Publicado em 15 de junho de 2021 às, 11h58.
A casa de leilões britânica Sotheby's anunciou nesta terça-feira, 15, que vai leiloar um NFT do código-fonte original da World Wide Web no final do mês, com lances a partir de mil dólares e a expectativa de arrecadar alguns milhões.
O NFT com o código criado pelo cientista da computação Tim Berners-Lee em 1989 é assinado pelo próprio e inclui os arquivos originais com data e hora "carimbados", uma animação com o código sendo escrito com duração de pouco mais de 30 minutos, uma imagem em vetor do código completo e uma carta do autor falando sobre o processo de criação do código que revolucionou a internet.
“Há três décadas, criei algo que, com a subsequente ajuda de um grande número de colaboradores em todo o mundo, tem sido uma ferramenta poderosa para a humanidade”, disse Berners-Lee em um comunicado. “Para mim, a melhor parte da web tem sido o espírito de colaboração. Embora eu não faça previsões sobre o futuro, espero sinceramente que seu uso, conhecimento e potencial permaneçam abertos e disponíveis para todos nós para continuarmos a inovar, criar e iniciar a próxima transformação tecnológica, que ainda não podemos imaginar”
Ele também explicou porque escolheu emitir o NFT e mostrou ser um grande entusiasta da tecnologia: “Por que um NFT? Bom, é algo natural de se fazer quando você é um cientista da computação, quando você escreve códigos e tem feito isso por muitos anos. Parece correto assinar digitalmente o meu autógrafo em um artefato totalmente digital”, disse. “Os NFTs, sejam obras de arte ou um artefato digital como este, são as mais recentes criações lúdicas neste reino e o meio mais apropriado de propriedade que existe. Eles são a maneira ideal de empacotar as origens por trás da web”.
Os NFTs, sigla em inglês para "tokens não-fungíveis", são uma espécie de criptomoeda que, ao contrário de outros ativos digitais como bitcoin ou ether, são únicos e não podem ser divididos. Eles têm sido usados para representar obras de arte e arquivos de áudio ou vídeo, com informações registradas em blockchain, o que garantem sua autenticidade e propriedade.
Será a primeira vez que Berners-Lee será capaz de capitalizar financeiramente aquela que é amplamente vista como uma das maiores invenções da história contemporânea.
Últimas Notícias
Dinheiro e tendências
Currículo de Steve Jobs vira NFT e vai a leilão com o documento original
Há 2 anos
Dinheiro e tendências
Gestora lança ETF focado apenas em empresas de mineração de criptomoedas
Há 2 anos
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.