Acompanhe:

Órgão regulador dos EUA prepara ação e deve processar Ripple por oferta ilegal

SEC deve processar Ripple por oferta ilegal de valores mobiliários e empresa rebate, acusando favorecimento a bitcoin e ether

Modo escuro

Continua após a publicidade
 (Ulrich Baumgarten/Getty Images)

(Ulrich Baumgarten/Getty Images)

J
Jon Rice, Cointelegraph

Publicado em 22 de dezembro de 2020 às, 12h43.

A Ripple será processada pela Securities and Exchange Commision (SEC), órgão regulador de valores mobiliários dos Estados Unidos, por supostamente vender títulos não-autorizados na forma dos tokens XRP, a moeda digital nativa da rede, considerada uma security pela instituição. A questão foi levantando pelo próprio CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, que usou o Twitter para comentar o assunto e tentar trazer a opinião pública para o seu lado.

"Hoje, a SEC votou para atacar as criptomoedas. O presidente Jay Clayton - em seu ato final - está escolhendo vencedores e tentando limitar a inovação na indústria de criptomoedas dos EUA para BTC e ETH", disse, em referência ao fato de líder do órgão estar, supostamente, favorecendo os dois principais criptoativos do mundo em detrimento de outros, como o XRP.

O bitcoin (BTC) e o ether (ETH) escaparam da ação da SEC devido à sua natureza descentralizada. No entanto, o XRP é associado à Ripple, que é uma empresa — não por acaso, há muito tempo o projeto é criticado por parte da comunidade cripto por ser altamente centralizado.

A Ripple manteve uma conta de custódia de cerca de 50 bilhões de XRP, ou cerca de metade de sua oferta total, que o diretor-técnico da empresa, David Schwartz, afirma ter sido "presenteado" pelos criadores do terceiro maior criptoativo do mundo.

Apesar de ações judiciais coletivas e das brigas entre os fundadores da Ripple, o projeto sobreviveu para se tornar uma das empresas mais ricas da indústria fintech, com uma reserva — mantida principalmente em XRP — que poderia teoricamente valer quase 25 bilhões de dólares, mesmo após uma queda dramática de 13,5% no preço do ativo digital após a notícia do possível processo.

Uma fonte com conexões na Ripple afirmou: "Não há como ele [XRP] não ser um título mobiliário."

A Ripple postou um documento de apresentação da Wells em seu site explicando sua posição, alegando: "Ao alegar que as distribuições de XRP da Ripple são contratos de investimento, mantendo que bitcoin e ether não são títulos mobiliários, a SEC está escolhendo criptoativos vencedores e perdedores, destruindo projetos baseados nos EUA, amigáveis aos consumidores, com esse processo".

A empresa continuou a alegar, sem evidências, que bitcoin e ether são "duas moedas virtuais controladas pela China, que a SEC declarou não serem valores mobiliários" e que "a inovação na indústria de criptoativos será totalmente cedida à China" caso o possível processo da SEC contra a Ripple seja bem-sucedido.

De acordo com a Fortune, tanto Garlinghouse quanto o cofundador Chris Larsen, cuja riqueza combinada é estimada em 13 bilhões de dólares, devem ser nomeados como réus caso o possível processo seja levado adiante.

Embora Garlinghouse tenha declarado que a Ripple continuaria a prosperar mesmo com uma designação de título mobiliário para o XRP, a empresa recentemente alegou estar buscando uma nova sede, fora dos Estados Unidos, dizendo que a falta de clareza regulatória forçava sua saída do país.

Em contato com a Ripple para questionar se Larsen e Garlinghouse permaneceriam nos Estados Unidos devido ao potencial processo, a empresa não respondeu até o momento da publicação.

por Cointelegraph Brasil

Últimas Notícias

Ver mais
Cidade de Baltimore, nos EUA, vai vender casas a US$ 1
Mundo

Cidade de Baltimore, nos EUA, vai vender casas a US$ 1

Há 3 horas

Trump evoca mais raiva e medo de democratas que Biden de republicanos, diz pesquisa
Mundo

Trump evoca mais raiva e medo de democratas que Biden de republicanos, diz pesquisa

Há 4 horas

Corpos de duas vítimas de queda de ponte após colisão com navio são encontrados, em Baltimore
Mundo

Corpos de duas vítimas de queda de ponte após colisão com navio são encontrados, em Baltimore

Há 15 horas

Diretor do Fed diz não ver urgência para começar a cortar juros
seloMercados

Diretor do Fed diz não ver urgência para começar a cortar juros

Há 15 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais