Exame Logo

Brasileira lança plataforma de NFT e quer 'tokenizar' indústria da música

CEO e fundadora da Moeda Seeds cria plataforma de venda de NFTs de músicas para apoiar artistas independentes e beneficiar causas sociais

(Moeda Semente/Divulgação)
LJ

Lucas Josa

Publicado em 30 de março de 2021 às 15h17.

Última atualização em 30 de março de 2021 às 22h17.

Nesta segunda-feira (29), foi ao ar a primeira plataforma NFT de músicas do Brasil, que representa uma grande oportunidade de expansão e continuidade do trabalho de músicos e artistas brasileiros independentes.

O All Be Tuned é 100% brasileiro e tem como foco artistas independentes que foram gravemente afetados pela pandemia do COVID-19, já que grande parte de sua renda foi perdida por conta do cancelamento de shows e apresentações. Em um período tão crítico como esse, a plataforma permite que artistas encontrem uma nova forma de gerar receita, através da venda de NFTs de músicas, álbuns e, até mesmo, pela venda de direitos de composições.

Veja também

CEO e fundadora da Moeda Seeds, Taynaah Reis também é artista e vivenciando todas as dificuldades do mercado da música no último ano, vislumbrou a possibilidade de oferecer suporte a milhares de artistas brasileiros com a criação do All Be Tuned.

"O All Be Tuned foi a oportunidade que encontramos para democratizar a relação do artista com a sua própria arte, já que ele passa a ter o controle do que produz. Também pode gerar, mesmo em tempos de incerteza, mais receita ", disse Taynaah sobre os objetivos do lançamento da plataforma.

Taynaah foi a primeira cantora brasileira a comercializar os direitos de uma música de sua autoria na plataforma através de tokens não fungíveis. Para a composição "Tudo Bem", foram disponibilizados 100 NFTs a US$ 333, cada um com a canção e a representação de 0,08% dos direitos de distribuição e publicação da música composta por ela. Além disso, 30% da receita originada das vendas da música será destinada à projetos da Moeda Seeds, contribuindo com ações de impacto social e ambiental.

"Isso fala diretamente com o propósito principal da Moeda Semente, que é gerar impacto social, afinal permite que o artista tenha a transparência e a segurança do Blockchain para gerir seu produto, sem depender de grandes gravadoras e sem abrir mão de sua autonomia e independência", complementou Taynaah sobre o alinhamento do propósito do All Be Tuned com o da Moeda.

Em menos de 24 horas após o lançamento de "Tudo Bem", mais de 30% das unidades disponíveis já foram vendidas e graças a toda a tecnologia da Blockchain, mais de US$ 3 mil já foram destinados ao apoio e desenvolvimento de projetos da Moeda.

Além de fomentar um ambiente totalmente digital e seguro para que artistas deem continuidade a seu trabalho, é importante frisar que o All Be Tuned destinará uma parte dos direitos de todas as músicas comercializadas na plataforma para projetos sociais e ambientais. Inicialmente, o mínimo é que 3% dos direitos das músicas sejam destinados para ações de impacto social, mas esse valor será negociado caso a caso.

A Moeda Seeds é responsável por entregar a oportunidade de investimento em empreendimentos com impacto social e ambiental utilizando a tecnologia blockchain. Através de tokens digitais proprietários (MDA e MDABRL), pessoas do mundo inteiro podem investir com agilidade e transparência em projetos que apoiam o desenvolvimento sustentável.

No cursoDecifrando as Criptomoedas" da EXAME Academy, Nicholas Sacchi, head de criptoativos da EXAME, mergulha no universo de criptoativos, com o objetivo de desmistificar e trazer clareza sobre o funcionamento.Confira.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinBlockchainCriptomoedasIndústria da música

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame