3 razões pelas quais o bitcoin supera o ouro, segundo o criador da Ethereum
Vitalik Buterin volta a defender uso do bitcoin como reserva de valor após correlação com o ouro atingir recorde
Mariana Maria Silva
Publicado em 28 de outubro de 2022 às 18h01.
Última atualização em 28 de outubro de 2022 às 18h30.
Amplamente utilizado como reserva de valor, o ouro é um dos principais ativos de investimento há muito tempo, mas este posto pode ser usurpado pelo bitcoin em breve. É o que pensa Vitalik Buterin, criador da Ethereum, segundo maior blockchain do mundo.
Pensando em uma alternativa descentralizada ao dinheiro, o ouro seria “incrivelmente inconveniente” e “difícil de usar, principalmente ao negociar com partes não confiáveis”, segundo Buterin.
O russo-canadense é um conhecido defensor do bitcoin, a única criptomoeda que ainda é maior que o ether, sua criação. Desde 2014, Buterin se envolve em discussões sobre a possibilidade do bitcoin se tornar uma reserva de valor.
“O ouro é incrivelmente inconveniente. É difícil de usar, particularmente ao negociar com partes não confiáveis. Não tem suporte para opções de armazenamento seguras como contratos multiassinatura. Nesse ponto, o ouro tem menos adoção do que cripto, então cripto é a melhor aposta”, disse Buterin no Twitter.
A fala foi em resposta a uma publicação de Zach Weinersmith, que havia dito: “Então o único argumento que eu ouvi sobre cripto que faz sentido dentro da estrutura dos próprios entusiastas é que eles não querem uma autoridade centralizada como dinheiro. Apesar disso, nessa estrutura, por que não ir com o ouro?”.
Correlação recorde entre bitcoin e ouro
A correlação entre o ouro e o bitcoin atingiu a maior proximidade do ano no último mês de setembro. De acordo com analistas do Bank of America, a recente atividade do mercado pode fazer com que os investidores voltem a enxergar no bitcoin um “porto seguro” contra possíveis recessões econômicas.
Segundo dados divulgados pela plataforma de análise de criptoativos Kaiko no último dia 3 de outubro, a correlação entre o ouro e o bitcoin atingiu sua máxima considerando os 12 meses anteriores ao mês de setembro de 2022.
Por isso, Alkesh Shah e Andrew Moss, analistas do Bank of America Securities, afirmam em um relatório recente da instituição que o bitcoin poderá ser utilizado como uma proteção contra incertezas do mercado.
A discussão entre especialistas do mercado de criptomoedas sobre a possibilidade do bitcoin ultrapassar o ouro como uma reserva de valor para a era das finanças digitais tem ganhado cada vez mais força.
“O ouro virou uma reserva de valor em um mundo analógico. O mundo que vivemos hoje já é em grande parte digital. Ter uma reserva de valor também digital é um processo que vai acontecer de uma forma ou outra, e o bitcoin tem tudo para ocupar esse espaço. Uma reserva de valor digital, global e sem fronteiras”, disse André Portilho, head de Digital Assets do BTG Pactual, que atualmente lidera a Mynt, plataforma focada em criptoativos do grupo.
Até quando você vai deixar de investir em crypto? Abra sua conta na Mynt e explore novas formas de investir sem medo. Clique aqui para desbloquear seu mundo crypto.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok