Exame Logo

Tênis de mesa: Calderano perde para sueco, mas ainda tem chance de bronze

Se conseguir o bronze, Calderano vai entrar para a história sendo o primeiro mesa-tenista não-europeu ou asiático a subir no pódio nas Olimpíadas

Se conseguir uma medalha, Calderano vai entrar para a história sendo o primeiro mesa-tenista não-europeu ou asiático a subir no pódio nas Olimpíadas. (VCG/VCG/Getty Images)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de agosto de 2024 às 10h45.

Última atualização em 2 de agosto de 2024 às 10h46.

Hugo Calderano perdeu a semifinal do torneio de simples do tênis de mesa para o sueco Truls Moregard por 4 a 2, parciais de 10/12, 15/17, 11/7, 7/11, 12/10, 11/8. Agora, o brasileiro segue na briga por medalha e vai disputar o bronze contra o francês Felix Lebrun .

Se conseguir uma medalha, mesmo que de bronze, Calderano vai entrar para a história sendo o primeiro mesa-tenista não-europeu ou asiático a subir no pódio nas Olimpíadas .

Veja também

Quem é Hugo Calderano?

Hugo Calderano, nascido no Rio de Janeiro em 1996, é um mesatenista brasileiro que começou a praticar o esporte aos 8 anos. Aos 14 anos, mudou-se para São Caetano do Sul para treinar com a seleção brasileira. Em 2013, foi o mais jovem a vencer uma etapa do Circuito Mundial da ITTF e o primeiro a vencer, no mesmo ano, etapas do Circuito Mundial Juvenil e Adulto.

Em 2014, Calderano conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China, a primeira medalha do tênis de mesa brasileiro em competições olímpicas. Ele é tricampeão latino-americano e atual tricampeão pan-americano. Atualmente, joga pelo Ochsenhausen, na primeira divisão da Bundesliga, equipe que integrou de 2014 a 2021 e retornou em 2023. Na temporada 2021/22, jogou pelo Fakel Gazprom Orenburg, da Rússia, na Champions League. Em 2022/23, competiu pelo Kinoshita Meister Tokyo na T-League, a liga japonesa de tênis de mesa.

Fora das competições, Hugo é um entusiasta de esportes e gosta de praticar basquete, vôlei e tênis, além de assistir a eventos esportivos na TV. Ele também pratica o cubo mágico, completando-o em uma média de 9 segundos.

Acompanhe tudo sobre:Olimpíadas 2024

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Esporte

Mais na Exame