Olimpíadas 2024: conheça a Vila Olímpica e os alojamentos dos atletas em Paris; veja imagens
Área especial inclui 82 prédios e está localizada às margens do rio Sena, no subúrbio da capital francesa
Repórter da Home
Publicado em 25 de julho de 2024 às 12h10.
Última atualização em 25 de julho de 2024 às 12h13.
As Olimpíadas de Paris 2024 começam oficialmente nesta sexta-feira, 26. No entanto, as disputas de algumas modalidades já estão abertas. Além dos jogos e da performance dos atletas, os turistas e os parisienses querem aproveitar ao máximo outras atrações do evento.
Entre as principais curiosidades dos amantes de esporte, a Vila Olímpica é um dos mais atraentes. O espaço foi elaborado para acomodar mais de 14 mil atletas durante as Olimpíadas e 8 mil esportistas durante a Paralimpíada, que ocorrerão entre julho e setembro.
Iniciada em 2021, a obra inclui 82 prédios, 3 mil apartamentos e 7.200 quartos, destinados a receber mais de 15 mil atletas das 207 delegações olímpicas e das 185 comissões paralímpicas. Localizada às margens do rio Sena, no subúrbio de Paris, a construção teve um custo estimado em 2 bilhões de euros.
Recentemente, a organização divulgou imagens dos quartos e das instalações. A obra foi inaugurada em fevereiro pelo presidente francês Emmanuel Macron.
Diversos atletas e membros das delegações, incluindo brasileiros, já chegaram ao local. Além da Vila, o Time Brasil contará com uma base de apoio em Saint Ouen.
No aspecto visual, as instalações foram elaboradas para ilustrar a cultura e os estilos arquitetônicos modernos da capital francesa. Mas, sem deixar de lado alguns detalhes que refletem cada nação que vai disputar medalhas nesta edição.
Jogos Olímpicos de Paris 2024: veja imagens da Vila Olímpica
Como serão as refeições servidas aos atletas?
Durante as competições, espera-se que mais de 60 mil refeições sejam servidas diariamente. O restaurante foi estruturado para acomodar até 3.200 pessoas por vez e servir.
Os atletas e integrantes das delegações vão poder escolher entre 550 receitas elaboradas por três chefs renomados: Akrame Benallal, Amadine Chaignot e Alexandre Mazzia.
De acordo com o site Mundo Deportivo, as refeições serão preparadas por uma equipe de 200 cozinheiros, que se revezarão numa operação 24 horas por dia. Uma equipe de nutricionistas vai orientar os competidores (para isso, haverá profissionais que falem francês, inglês, mandarim, espanhol e até russo).
Após os jogos, o que acontecerá com a Vila Olímpica?
Depois das competições, o local se transformará em um bairro com hotel, moradias, escritórios, lojas e jardins. A Vila Olímpica foi construída na região entre Saint-Denis, Saint Ouen e L’Île-Saint-Denis, e o projeto se destacou por suas iniciativas de baixo impacto ambiental.
No entanto, houve controvérsias, como a falta de ar-condicionado nos quartos. Alguns chefes de delegações reclamaram da ausência do aparelho, que poderia ajudar a combater o forte calor do verão europeu.
Em resposta à imprensa, a SOLIDEO, empresa responsável pela entrega das instalações olímpicas, explicou que os materiais utilizados na construção dos prédios manterão as temperaturas agradáveis e que a ausência dos aparelhos contribuirá para a economia de energia.
Qual é a duração dos Jogos Olímpicos de Paris 2024?
As Olimpíadas de Paris terão início em 26 de julho às 19h30 (horário local, 14h30 no horário de Brasília). A cerimônia de abertura deve durar 3h30, com encerramento previsto para às 23h (horário local, 18h em Brasília).
Por outro lado, algumas modalidades começam suas disputas antes da cerimônia de abertura. Os torneios de futebol e rugby sevens terão jogos a partir de 24 de julho. Em 25 de julho, começam as competições de handebol e tiro com arco.
O evento contará com a participação de 10.500 atletas. Pela primeira vez na história, o número de atletas mulheres será igual ao de atletas homens: 5.250 de cada gênero.
Ao todo, serão 19 dias de evento, com encerramento marcado para 11 de agosto, no Stade de France, em Saint-Denis.
Onde assistir aos Jogos Olímpicos?
Os Jogos Olímpicos de Paris terão disputas em todos os dias, de 24 de julho a 11 de agosto, e em diversos horários. Muitas modalidades terão transmissão da TV Globo e de plataformas de streaming, especialmente de jogos com a participação de atletas da seleção brasileira.
Veja como assistir:
- TV aberta: Globo, com as cerimônias de abertura e encerramento e as principais competições;
- TV por assinatura: Sportv, com transmissão das competições das principais modalidades;
- Streaming: Globoplay e Cazé TV.