Novo Mundial de Clubes com 32 times será nos EUA em 2025, diz Fifa
A Fifa havia anunciado em março que a competição reformulada será disputada a cada quatro anos a partir de junho de 2025
Redação Exame
Publicado em 23 de junho de 2023 às 18h29.
Última atualização em 23 de junho de 2023 às 18h49.
A primeira edição do novo Mundial de Clubes da Fifa com 32 times será realizada nos Estados Unidos em 2025, informou a entidade máxima do futebol mundial nesta sexta-feira, 23.
"A Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 será o auge do futebol profissional masculino de elite", disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino. "Com a infraestrutura necessária e um enorme interesse local, os Estados Unidos são o anfitrião ideal para dar início a este novo torneio global."
- Presidente da Light Sesa, Thiago Guth, renuncia ao cargo
- Vai fazer frio em SP? Veja a previsão do tempo para o primeiro fim de semana do inverno
- Eletrobras prevê demitir mais de 1.500 funcionários em segundo PDV desde privatização
- SLC (SLCE3): valor das terras cresce 16% em um ano e vai a R$ 11 bilhões
- Líder do governo, Randolfe quer convocar Campos Neto para explicar juros na CAE do Senado
- STF marca posse de Zanin para 3 de agosto
A Fifa havia anunciado em março que a competição reformulada será disputada a cada quatro anos a partir de junho de 2025. O conselho da entidade nomeou por unanimidade os Estados Unidos como os anfitriões da competição para a primeira edição expandida.
Os Estados Unidos também sediarão a Copa América de 2024 e também são coanfitriões da Copa do Mundo de 2026, juntamente com o México e o Canadá.
Quem vai participar do novo Mundial de Clubes?
Os times campeões de suas confederações entre 2021 e 2024 serão elegíveis para jogar a nova Copa do Mundo de Clubes, o que significa que Chelsea, Real Madrid e Manchester City já estão classificados pela Europa. Palmeiras e Flamengo também já estão garantidos pela América do Sul.
A versão atual do Mundial de Clubes da Fifa – uma competição anual com sete equipes – será descontinuada após 2023. A Fifa disse que também concordou em adiar o lançamento do processo de licitação para a Copa do Mundo de 2030 para "consultas adicionais com todas as principais partes interessadas".