Exame Logo

Janela de transferências entre clubes europeus movimenta mais de R$ 8 bilhões

Manchester City aparece entre os principais compradores

Entre as cinco principais contratações realizadas nesta janela, três pertencem ao Manchester City (Shaun Brooks - CameraSport/Getty Images)
Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 29 de janeiro de 2025 às 16h09.

Com a proximidade do fim da janela para novas contratações se encerrando ao final de janeiro para os clubes europeus, o mercado já movimentou o equivalente a quase R$ 8,4 bilhões com reforços em todo o mundo, com mais de 1,4 bi de euros investidos. Os dados são do Transfermarkt.

Entre as cinco principais contratações realizadas nesta janela, três pertencem ao Manchester City, que encabeça a lista com a chegada do atacante egípcio Omar Marmoush, por 75 milhões de euros, seguida pelos zagueiros Abdukodir Khusanov, por 40 milhões de euros, e o brasileiro Vitor Reis, por 37 milhões de euros.

Veja também

"Estamos falando de um período de ajustes no futebol europeu, onde muitos clubes preenchem lacunas daquilo que precisam de formas pontuais. O que chama a atenção entre os reforços dos principais times europeus neste período é para a baixa idade dos atletas, variando entre 18 e 23 anos, e isso já uma tendência que vem de algum tempo, com destaque para o Vitor Reis, que se tornou a venda mais cara de um defensor na história do futebol brasileiro ", explica Claudio Fiorito, CEO da P&P Sport Management Brasil, especializada no gerenciamento da carreira de atletas, entre eles do próprio Vitor Reis.

Depois do Manchester City, com 152,5 milhões de euros investidos, o PSG foi o que mais gastou, com 75 milhões de euros, mas traduzidos num único nome, o atacante Khvicha Kvaratskhelia, que estava no Napoli-ITA.

Já entre os times brasileiros que mais gastaram, o Palmeiras aparece em primeiro com a contratação do atacante Paulinho junto ao Atlético-MG, por 18 milhões de euros, seguido pelo Botafogo, que repatriou o atacante Artur, junto ao Zenit, por 10 milhões de euros.

"O período de inscrições não se encerrou e podemos ter operações relevantes nos surpreendendo nos próximos dias, mas a tendência é de que não tenhamos, porque essa é uma janela de ajustes, na qual os clubes tem inclusive um limite de atletas que podem ser substituídos, e buscam geralmente aqueles aptos a entrar em campo de imediato, já na abertura do período. Diferentemente do período do verão europeu, clubes não podem registrar o número que quiserem de novos atletas, e nem aguardar pelo seu ideal condicionamento", complementa Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa que faz a gestão de carreira de centenas de atletas.

10 estádios consideradps os mais bonitos do mundo; veja fotos

Acompanhe tudo sobre:FutebolFutebol europeu

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Esporte

Mais na Exame