Esporte

Gabigol é liberado para jogar pelo Flamengo, após fim da pena por fraude no antidoping

Atacante já pode retomar os treinamentos com o grupo no Ninho do Urubu a partir desta terça-feira

Gabigol retorna ao Flamengo após suspensão de pena (Daniel Castelo Branco/Eurasia Sport Images/Getty Images)

Gabigol retorna ao Flamengo após suspensão de pena (Daniel Castelo Branco/Eurasia Sport Images/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 30 de abril de 2024 às 10h03.

Última atualização em 30 de abril de 2024 às 10h05.

Tudo sobreFutebol
Saiba mais

A Corte Arbitral do Esporte (CAS), com sede na Suíça, acatou por unanimidade o pedido de efeito suspensivo, permitindo que Gabigol retorne às partidas pelo Flamengo.

“O atleta Gabriel Barbosa está liberado para atuar nas competições disputadas pelo Clube de Regatas do Flamengo. A defesa do atacante conseguiu o efeito suspensivo por decisão unânime”, declarou o clube em suas redes sociais.

"Informamos que o Colegiado de Árbitros responsável pela questão CAS 2024/A/10473 Gabriel Barbosa Almeida v. União & ABCD emitiu Despacho deferindo o pedido de suspensão da execução da punição imposta a Gabriel Barbosa Almeida".

"Consequentemente, a suspensão de 24 (vinte e quatro) meses imposta a Gabriel Barbosa Almeida pelo Tribunal Antidoping Brasileiro fica suspensa até a conclusão da arbitragem do CAS".

Entenda o caso

Em 25 de março, Gabigol, de 27 anos, foi suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por tentativa de fraude no exame antidoping.

No início de abril, a defesa apresentou um pedido de efeito suspensivo ao CAS. Após cinco semanas, o tribunal acatou por unanimidade o pedido, com a decisão vinda de dois juízes ingleses e um suíço.

Gabigol já pode retomar os treinamentos com o grupo no Ninho do Urubu a partir desta terça-feira e está apto para jogar. Ele não entrou em campo desde a vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 2 a 0, durante a fase de classificação do Carioca, em 25 de fevereiro. Neste ano, o jogador marcou dois gols em oito partidas.

A decisão do tribunal suíço estava de acordo com as expectativas da defesa, que demonstrava confiança na liberação e aguarda outra decisão favorável em um futuro julgamento. Bichara Neto, um dos representantes de Gabigol no caso, expressou sua satisfação com a decisão.

O que diz Gabigol

Por meio das redes sociais, Gabigol compartilhou um vídeo para celebrar a decisão. Sem legenda, Gabigol publicou um vídeo mostrando um boneco vestido com a camisa 10 rubro-negra correndo em direção ao Maracanã.

Durante o período de suspensão, que durou pouco mais de um mês, o atacante manteve sua forma física em casa, utilizando a academia particular e o campo disponível em seu condomínio na Barra da Tijuca. Os treinos eram supervisionados pelo Flamengo, que enviava profissionais até a residência do jogador.

Neste intervalo, o técnico Tite fez uma visita para acompanhar um desses treinamentos e conversar com o jogador.

Enquanto aguarda o julgamento do recurso, Gabigol estará disponível para jogar pelo Flamengo. O contrato do jogador com o clube se estende até dezembro, e ele poderá assinar um pré-contrato com outra equipe a partir de 1º de julho.

Acompanhe tudo sobre:FlamengoDopingFutebol

Mais de Esporte

GP do Canadá de F1 2024: horários e onde assistir ao vivo a corrida final

Endrick decide e Brasil bate México em preparação para a Copa América

Palmeiras x Corinthians: onde assistir e horário pelo Brasileirão Feminino

Cruzeiro x Fluminense: onde assistir e horário pelo Brasileirão Feminino

Mais na Exame