Esporte

Bill Walton, lenda da NBA, morre aos 71 anos

Ex-atleta foi bicampeão por dois times diferentes de basquete, pelo Portland Trail Balzers em 1977 e pelo Boston Celtics em 1986

Bill Walton: lenda do NBA morreu de câncer (Allen Berezovsky/Getty Images)

Bill Walton: lenda do NBA morreu de câncer (Allen Berezovsky/Getty Images)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP e Redatora da Homepage

Publicado em 27 de maio de 2024 às 15h02.

Última atualização em 27 de maio de 2024 às 15h25.

Tudo sobreNBA
Saiba mais

Reconhecido como uma das lendas do The National Basketball Association (NBA), o ex-pivô Bill Walton, bicampeão pelo Portland Trail Balzers (1977) pelo Boston Celtics (1986), morreu nesta segunda-feira, 27, aos 71 anos. O ex-atleta lutava contra o câncer há alguns anos.

NBC vai oferecer US$ 2,5 bilhões anuais por jogos da NBA, diz WSJ

A notícia foi confirmada pela própria NBA, que emitiu um comunicado dizendo que Walton partiu, mas estava cercado por sua família. “Bill Walton foi realmente único”, disse o comissário da liga, Adam Silver, em comunicado. "Como jogador do Hall da Fama, ele redefiniu a posição central. Suas habilidades versáteis únicas fizeram dele uma força dominante na UCLA e o levaram a um MVP da temporada regular e das finais da NBA, dois campeonatos da NBA e uma vaga no 50º e 50º lugar da NBA e Equipes do 75º aniversário".

Depois da aposentadoria das quadras, Walton se tornou comentarista esportivo e chegou a comentar diretamente algumas transmissões da liga norte-americana. "Bill traduziu seu entusiasmo contagiante e amor pelo jogo para a transmissão, onde fez comentários perspicazes e coloridos que entretiveram gerações de fãs de basquete", completou Silver.

Quem foi Bil Walton?

Walton começou a carreira jogando basquete na universidade, em Los Angeles, na UCLA Bruins. Foi considerado o melhor atleta universitário por três anos seguidos, de 1972 a 1974. Pelo clube, garantiu dois títulos nacionais, antes de entrar para o Portland Trail Blazers (1971) e, por consequência, para a NBA.

O ex-atleta garantiu o bicampeonato pelos Balzers e foi considerado, em 1978, como o melhor atleta da Liga. Chegou a ser eleito para o Hall da Fama em 1993.

Acompanhe tudo sobre:NBABasqueteMortes

Mais de Esporte

PSG está interessado na contratação de Vini Jr no lugar de Mbappé, diz rádio francesa

Jogos de hoje, quarta-feira, 12 de junho, onde assistir ao vivo e horários

Estados Unidos x Brasil: onde assistir, horário e escalações pelo Amistoso Internacional

Brasil pode jogar em Porto Alegre pelas eliminatórias da Copa do Mundo; entenda

Mais na Exame