Exame Logo

Tembici oferece bicicleta de graça para quem vai se vacinar

Startup que opera as conhecidas bicicletas do Itaú firma parcerias com as prefeituras de São Paulo, Salvador, Vila Velha e Rio de Janeiro para promover acesso aos drive-thrus

As bicicletas da Tembici: parceria com prefeituras e governos permite a qualquer bicicleta utilizar os drive-thrus de vacinação (Tembici/Divulgação)
RC

Rodrigo Caetano

Publicado em 25 de maio de 2021 às 08h00.

Última atualização em 25 de maio de 2021 às 14h16.

A startup de mobilidade Tembici, que opera as conhecidas bikes do Itaú, irá fornecer viagens gratuitas de bicicleta para pessoas que forem se vacinar. A empresa firmou parcerias com as prefeituras e órgão de saúde de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Vila Velha e com o governo de Pernambuco, para viabilizar o acesso das bikes aos drive-thrus de vacinação – a liberação das bicicletas vale para todas, não apenas para as bikes da empresa.

Quer aprender mais sobre ESG? Conheça o novo curso da Exame Academy

Veja também

Para utilizar o serviço, o ciclista terá de baixar o aplicativo Bike Itaú ou Tembici (para moradores de Vila Velha), criar uma conta, caso não tenha, selecionar o plano “vacinação” e adicionar o código PRIMEIRA ou SEGUNDA.

“A bicicleta já é consolidada como meio de transporte em muitas cidades e entendemos que seria fundamental incluir os ciclistas para entrada nos drive-thrus de vacinação”, afirma Tomás Martins, cofundador e CEO da Tembici.

Para evitar o contágio pelo compartilhamento das bicicletas, a Tembici tomou algumas medidas. As bikes são limpas diariamente com álcool 70% e cloro diluído em água e a liberação do equipamento será feita por QR Code, direto do celular, sem a necessidade de digitar códigos nas plataformas. As bicicletas também receberam etiquetas com recomendações de uso e cuidados durante a viagem.

Pandemia incentiva o ciclismo

A pandemia fez o brasileiro adotar o ciclismo com maior ênfase. Segundo uma pesquisa do Itaú, os consumidores aumentaram seus gastos com bicicletas em 54,4% no ano passado. O levantamento leva em consideração os gastos com cartões de crédito e débito processados pela Rede, empresa de pagamentos eletrônicos do banco.

O crescimento do uso da bicicleta é, na realidade, uma tendência mundial. Tanto que a maior fábrica de bikes do mundo, a chinesa Giant, precisou reativar suas fábricas fechadas na China para dar conta da demanda. Este ano, a empresa inaugura uma fábrica na Hungria, capaz de produzir 300 mil bicicletas por ano.

Esteja sempre informado sobre as notícias que movem o mercado. Assine a EXAME

 

Acompanhe tudo sobre:BicicletasItaúPandemiavacina contra coronavírus

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de ESG

Mais na Exame