Saiba quem são as mulheres que comandarão o Banco do Brasil e a Caixa Econômica
Funcionárias de carreira de ambas instituições financeiras, a paraibana Tarciana Medeiros e a paulista Rita Serrano foram nomeadas por Fernando Haddad.
Esfera Brasil
Publicado em 16 de janeiro de 2023 às 10h30.
Duas mulheres foram indicadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para assumirem neste mês a presidência dos principais bancos públicos do país: Rita Serrano comandará a Caixa Econômica Federal e Tarciana Medeiros, o Banco do Brasil.
A paraibana Medeiros, de 44 anos, será a primeira mulher a presidir o BB desde que a instituição foi fundada, em 1808. Formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão, a paraibana Medeiros trabalhou como feirante e professora antes de ingressar no banco em 2000.
Ao longo de 10 anos, ela teve cargos na rede varejo, em agências e superintendências. Desde 2021, atuava como executiva da Gerência de Experiência do Cliente e Soluções PF (Pessoa Física). Neste cargo, segundo ela descreve em seu perfil no Linkedin, era responsável pelas equipes que desenvolvem e aplicam modelos preditivos de análise do comportamento de consumo dos clientes, gestão do ciclo de relacionamento para cada proposta de valor e elaboração da estratégia de expansão e rejuvenescimento da base de clientes.
Rita Serrano, de 53 anos, é a 4ª mulher a assumir a presidência da Caixa, depois de Maria Fernanda Ramos Coelho (2006-2011), Miriam Belchior (2015-2016) e Daniella Marques (2022).
Formada em estudos sociais e história, com mestrado em administração, a paulista de Santo André é funcionária do banco desde 1989 e, desde 2014, integrava o Conselho de Administração da Caixa.
A nova presidente da CEF tem especialização em governança corporativa para conselheiros pelo IBGC (Instituto Brasileiro Governança Corporativa) e, entre 2006 e 2012, presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC paulista.