Exame Logo

UE prepara tarifas sobre 20 bilhões de euros em importações dos EUA

A União Europeia pretende aplicar taxas em uma lista de importações americanas por causa de uma disputa sobre subsídios no setor aéreo

UE-EUA: Trump ameaçou aplicar tarifas US$11 bilhões por conta dos "subsídios injustos" dados à europeia Airbus (Jacobs Stock Photography Ltd/Getty Images)
R

Reuters

Publicado em 12 de abril de 2019 às 15h37.

Última atualização em 12 de abril de 2019 às 15h37.

Bruxelas — A Comissão Europeia elaborou uma lista de importações norte-americanas no valor de 20 bilhões de euros sobre as quais pode aplicar tarifas por causa de uma disputa sobre subsídios no setor aéreo, afirmaram diplomatas da União Europeia nesta sexta-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou na terça-feira impor tarifas sobre produtos da União Europeia no valor de 11 bilhões de dólares devido ao que Washington vê como subsídios injustos dados à fabricante europeia Airbus.

Veja também

As medidas da UE se relacionariam à queixa do bloco na Organização Mundial do Comércio sobre subsídios para a rival Boeing.

Os árbitros da OMC ainda precisam definir quantias finais de possíveis contramedidas em cada caso.

A Comissão disse nesta semana que havia iniciado trabalhos preparatórios de contramedidas no caso da Boeing. No entanto, sinalizou que estava aberta para conversas com os EUA, desde que fossem sem condições prévias e com o objetivo de alcançar um resultado justo.

Diplomatas da UE disseram que a Comissão deve publicar uma lista de produtos em 17 de abril e iniciar um processo de consulta pública, após o qual a lista poderá ser ajustada.

A quantia final decidida pela arbitragem da OMC também pode ser menor. A UE também havia solicitado inicialmente que a OMC autorizasse contramedidas de 12 bilhões de dólares.

A decisão da arbitragem pode não sair antes de março de 2020. No caso dos EUA, uma decisão da OMC pode ocorrer em junho ou julho deste ano.

"Pode-se dizer que a Comissão está se preparando cedo, provocada pelos EUA", disse um diplomata da UE.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Guerras comerciaisTarifasUnião Europeia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame