Economia

Total de participantes de consórcios é recorde, diz Abac

No acumulado de 2013, as novas adesões somaram 2,29 milhões, uma estabilidade com viés de alta sobre as 2,28 milhões registradas em 2012


	Veículos: "O setor automotivo poderá experimentar um novo comportamento do consumidor no momento de adquirir seu automóvel", diz a Abac
 (REUTERS/Rodrigo Paiva)

Veículos: "O setor automotivo poderá experimentar um novo comportamento do consumidor no momento de adquirir seu automóvel", diz a Abac (REUTERS/Rodrigo Paiva)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 15h05.

São Paulo - O número total de participantes ativos do sistema de consórcios do Brasil foi recorde em novembro, com um crescimento de 10% ante o mesmo mês de 2012, chegando a um total de 5,64 milhões de consorciados, de acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), divulgados nesta quinta-feira, 9.

No acumulado de 2013, as novas adesões somaram 2,29 milhões, uma estabilidade com viés de alta sobre as 2,28 milhões registradas em 2012, enquanto as contemplações cresceram 1,8% - de 1,12 milhão, de janeiro a novembro, para 1,14 milhão no mesmo período do ano passado.

De acordo com o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, a expectativa para o fechamento do 2013 e também 2014 é manter o ritmo de crescimento. "O maior esforço para conter a inflação, aliado a menor taxa de desemprego são fatores positivos para manter o mesmo porcentual de crescimento", afirma.

Sem ainda considerar o fechamento de 2013, Rossi afirma que "2013 foi, até agora, um dos melhores dos últimos anos, especialmente pela confiança e credibilidade demonstradas pelos consumidores, registradas inclusive pelos R$ 75 bilhões em volume de créditos comercializados, que superaram em 56% o total de R$ 48 bilhões, movimentado há cinco anos, em 2009".

Segundo a Abac, a expectativa de bom desempenho para 2014 também é reforçada por conta do reajuste das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). "O setor automotivo poderá experimentar um novo comportamento do consumidor no momento de adquirir seu automóvel."

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosConsórciosCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoVeículos

Mais de Economia

Após pedido do governo, Zanin suspende liminar que reonera a folha de pagamentos por 60 dias

Haddad: governo anuncia na próxima semana medidas sobre impacto e compensação da desoneração

Fiergs pede ao governo Lula flexibilização trabalhista e novas linhas de crédito ao RS

É possível investir no exterior morando no Brasil?

Mais na Exame