Sucessão de Guido Mantega gera fábrica de rumores
Guido Mantega está no cargo há quase 8 anos; veja 5 nomes apontados como possíveis sucessores
João Pedro Caleiro
Publicado em 24 de fevereiro de 2014 às 13h48.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h17.
São Paulo - Guido Mantega completa hoje 2.892 dias no comando do Ministério da Fazenda . Se ficar no cargo até 27 de março, vai ultrapassar o recorde de 8 anos de Pedro Malan e se tornar o ministro mais longevo da pasta na história do Brasil. Durante o governo Dilma, sua atuação foi desgastada por baixo crescimento, inflação no teto da meta e o uso de mecanismos fiscais heterodoxos, a chamada "contabilidade criativa". Mantega já sinalizou que fica até o final da gestão, mas não para um eventual segundo mandato. De acordo com a Folha, o ex-presidente Lula acha que a equipe está com "prazo vencido" - o que colocou ainda mais fogo na usina de rumores sobre a sucessão. Dilma ainda vai enfrentar uma campanha e é conhecida pelo estilo centralizador e imprevisível, mas as cartas estão na mesa. Veja a seguir:
Quem é: Ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, onde ficou entre 2007 e 2013 Ponto forte: tem relação antiga com a presidente Dilma, com quem trabalhou desde quando ela era ministra da Casa Civil Ponto fraco: saiu do governo por "razões pessoais", mas reportagens apontam que ele havia perdido espaço para o secretário do Tesouro, Arno Augustin De onde vem o rumor: Foi apontado como potencial sucessor por muito tempo e tem aparecido mais recentemente. Seu nome voltou a ser citado em reportagem da Folha publicada hoje.
Quem é: Atual presidente do Banco Central Ponto forte: nome conhecido e respeitado pelo mercado Ponto fraco: com sua saída, seria necessário encontrar um substituto para o BC De onde vem o rumor: citada por reportagem do Valor Econômico em meados de 2013, a possibilidade voltou a ser apontada pela coluna de Ilimar Franco no Globo no início deste ano.
Quem é: Ex-presidente do Banco Central , faz parte do conselho da J&F Ponto forte: tem credibilidade com o mercado financeiro e a simpatia do ex-presidente Lula Ponto fraco: não tem uma boa relação com Dilma De onde vem o o rumor: citada pelo jornal O Globo e por outras fontes, a possibilidade voltou a aparecerem reportagem da Folha de hoje.
Quem é: Ex-secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e atual consultor sênior para economias em desenvolvimento do Banco Mundial ( veja entrevista ) Ponto forte: currículo e experiência Ponto fraco: não mora no Brasil e já não faz parte do governo há alguns anos De onde vem o o rumor: De acordo com o Correio Braziliense, a Folha e O Globo, o ex-ministro Antonio Palocci tentou emplacar a indicação em meados do ano passado.
Quem é: Atual presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Ponto forte: tem boa circulação com diferentes correntes políticas Ponto fraco: a relação com Dilma teria "azedado" recentemente De onde vem o rumor: havia sido cotado para o cargo no início do governo Dilma. Petistas voltaram a defender a candidatura recentemente, de acordo com o jornal O Globo.