Exame Logo

Faturamento do setor elétrico e eletrônico cresce 12% em 2003

Ao contrário do que esperavam empresários, o setor elétrico e eletrônico terá resultado positivo este ano. A expectativa de faturamento é de 63,2 bilhões de reais, desempenho 12% superior ao do ano passado. Para 2004, a expectativa é de um crescimento nominal semelhante ao deste ano: 13%, totalizando vendas de 71,6 bilhões de reais. Os dados foram […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h46.

Ao contrário do que esperavam empresários, o setor elétrico e eletrônico terá resultado positivo este ano. A expectativa de faturamento é de 63,2 bilhões de reais, desempenho 12% superior ao do ano passado. Para 2004, a expectativa é de um crescimento nominal semelhante ao deste ano: 13%, totalizando vendas de 71,6 bilhões de reais. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11/12) pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Neste ano, as exportações do setor cresceram 9%, enquanto as importações recuaram 6%. Isso permitiu que o déficit comercial recuasse 17%, somando 4,8 bilhões de dólares. A expectativa para 2004, quando a economia deve apresentar aquecimento, é que esse déficit volte a crescer e fique próximo ao registrado no ano passado, de 5,7 bilhões de dólares.

Segundo análise da Abinee, o aumento dos juros e a ampliação dos depósitos compulsórios dos bancos tiveram efeito imediato nas vendas do setor. No primeiro trimestre, havia sido registrado crescimento de 18% em relação ao mesmo período de 2002. No trimestre seguinte, o aumento foi de apenas 3%.

Veja também

De acordo com empresários do segmento elétrico e eletrônico, o desempenho no segundo trimestre deste ano foi pior do que o registrado na época do racionamento de energia, em 2001, e também na comparação com o ano passado, quando a economia foi fortemente abalada por especulações relacionadas à eleição presidencial.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame