Exame Logo

Setor calçadista movimenta 40 bilhões de reais por ano

Indústria brasileira se prepara para a Couromoda, a maior feira de calçados da América Latina

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h46.

Terceira maior produtora de calçados do mundo, com mais de 650 milhões de pares por ano, a indústria calçadista brasileira aposta suas fichas na 30ª Couromoda, a maior feira internacional de calçados do continente e terceira maior do mundo. O evento, que acontecerá de 14 a 17 de janeiro, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, é a principal vitrine do setor.

Para a edição deste ano, os organizadores esperam receber mais de 50 000 visitantes, entre lojistas brasileiros e importadores estrangeiros. Cerca de 800 empresas expositoras estarão presentes na feira. Segundo Marcelo Pauludetto, diretor comercial da Democrata Calçados, empresa de Franca especializada em sapatos sociais masculinos, a Couromoda é fundamental para a lucratividade do setor ao longo do ano. "Um bom resultado na feira é decisivo para um bom ano de trabalho", afirma Paludetto.

Veja também

Crescimento das exportações

Um dos principais objetivos da feira é estimular o aumento das exportações. A direção do evento, em parceria com a Associação Brasileira da indústria de Calçados (Abicalçados), promete trazer representantes de companhias americanas, da Arábia Saudita e dos Emirdos Árabes para prestigiar os expositores nacionais. Para Danilo Cristófoli, da empresa gaúcha Cristófoli, consolidar uma posição no mercado externo é uma das principais metas em 2003. "Queremos aumentar em 15% as nossas exportações", diz ele.

O Brasil está entre os sete maiores exportadores de calçados do mundo, com 170 milhões de pares por ano, vendidos para mais de 90 países. A expectativa da indústria é de que a receita do setor com exportação passe do 1,5 bilhão de dólares registrados em 2002 para 2,5 bilhão em 2004.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame