Produção industrial da zona do euro sobe mais que o esperado em janeiro
Resultado foi influenciado principalmente por alta na produção de energia
Reuters
Publicado em 13 de março de 2019 às 08h42.
Bruxelas- A produção industrial da zona do euro foi mais forte do que o esperado em janeiro, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira, graças principalmente a uma forte contribuição de energia e apesar da queda na produção alemã.
A agência de estatísticas da União Europeia , Eurostat, informou que a produção nos 19 países que usam o euro subiu 1,4 por cento em janeiro sobre o mês anterior, e caiu 1,1 por cento na base anual.
Economistas consultados pela Reuters esperavam alta mensal de 1,0 por cento e recuo de 2,1 por cento na comparação anual.
O resultado de janeiro foi influenciado principalmente por um salto de 2,4 por cento na produção de energia na comparação mensal e de 4 por cento sobre o ano anterior, o que ajudou a mitigar os resultados mais fracos na produção de bens intermediários e de capital.
A produção subiu apesar do recuo na Alemanha, maior economia do bloco. A Eurostat estimou que a produção industrial alemã caiu 0,9 por cento no mês, contra recuo de 0,8 por cento estimado pela agência alemã de estatísticas nesta semana.
(Reportagem de Jan Strupczewski)