Economia

Produção industrial caiu em 16 setores em novembro

A queda de 0,6% na produção industrial na passagem de outubro para novembro teve perfil generalizado

Funcionário trabalha na linha de montagem de carro na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (REUTERS/Nacho Doce)

Funcionário trabalha na linha de montagem de carro na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (REUTERS/Nacho Doce)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 09h28.

Priorizar nos meus resultados Google

Rio de Janeiro - A queda de 0,6% na produção industrial na passagem de outubro para novembro teve perfil generalizado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve recuo em 16 dos 27 setores investigados, com destaque para as indústrias extrativas (-6,7%) e veículos automotores (-2,8%).

Com o resultado, as indústrias extrativas eliminaram parte do crescimento de 8,2% registrado no mês anterior, assim como os veículos automotores perderam parcela do crescimento de 3,2% verificado no período.

Outras contribuições negativas importantes em novembro foram de metalurgia básica (-3,3%), equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros (-10,7%), material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (-7,0%), produtos de metal (-2,2%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,9%) e fumo (-8,3%).

Entre as categorias de uso, houve queda também disseminada. A fabricação de bens de capital (-1,1%) apontou o recuo mais acentuado. O segmento de bens de consumo duráveis teve redução de -1,0%, enquanto bens intermediários caíram -1,0%; e bens de consumo semi e não duráveis diminuíram 0,1%.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geraleconomia-brasileiraIBGEEstatísticasIndústria

Mais de Economia

Ata do Copom não descarta novos cortes da Selic mas cita 'aumento de incerteza'

BC mantém espaço para novo corte da Selic após eleições, dizem economistas

Com Selic a 13,75% ao ano, Brasil segue com o maior juro real do mundo

BC corta a Selic pela 5ª vez seguida e taxa de juros no Brasil cai para 13,75%