Economia

Produção e venda de motocicletas no atacado crescem

A produção e as vendas de motocicletas tiveram crescimento em outubro, mas o setor de veículos de duas rodas ainda busca recuperação no acumulado do ano


	Motocicletas no trânsito: com relação ao acumulado do ano, no entanto, houve recuo de 3,5% nas vendas, em comparação ao ano passado
 (Marcelo Camargo/ABr)

Motocicletas no trânsito: com relação ao acumulado do ano, no entanto, houve recuo de 3,5% nas vendas, em comparação ao ano passado (Marcelo Camargo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2013 às 15h24.

São Paulo – A produção e as vendas de motocicletas tiveram crescimento em outubro, mas o setor de veículos de duas rodas ainda busca recuperação no acumulado do ano.

Segundo dados que foram divulgados hoje (7) pela Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), as vendas de motocicletas no atacado somaram 155.875 unidades em outubro, crescimento de 9,1% em comparação ao mês anterior.

Com relação ao acumulado do ano, no entanto, houve recuo de 3,5% nas vendas, em comparação ao ano passado, com 1.346.965 unidades comercializadas entre janeiro e outubro deste ano.

Já a produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus cresceu 14,9% em outubro, em comparação ao mês anterior, e 29,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, com a produção de 172.492 unidades.

No acumulado do ano, a produção contabilizou 1.431.792 unidades, recuo de 3,7% em relação ao mesmo período de 2012.

Um total de 123.517 motocicletas foram emplacadas em outubro, o que representou queda de 4,2% em relação a setembro e 12,3% em comparação a outubro do ano passado. Entre janeiro e outubro deste ano, a queda alcança 9,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. O número de motocicletas emplacadas reflete as vendas ao consumidor final.

“O aumento na produção e nas vendas para o atacado registrados em outubro são justificados por conta das férias coletivas de final de ano e por ajustes nos estoques, porém os dados de emplacamento mostram que a recuperação aguardada pelo setor no mês outubro não ocorreu”, disse Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

O segmento de bicicletas apresentou retração no mês de setembro, com a produção de 75.660 unidades, recuo de 16,7% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, a produção apresentou queda de 9,5%, com 611.363 unidades produzidas.

Também houve queda de 16,6% nas vendas de bicicletas no atacado, com 74.087 unidades comercializadas em setembro. Entre janeiro e setembro, houve recuo de 15% em comparação ao acumulado do ano passado, totalizando 557.111 unidades comercializadas em 2013.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosMotosVeículosveiculos-utilitariosVendas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor