Economia

Pîñera: rodada de Doha está morta

A rodada de Doha teve início há uma década com o objetivo de liberalizar o comércio mundial

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2012 às 09h04.

Sydney - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou nesta segunda-feira na Austrália que a rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) está "morta", mas ninguém quer matá-la formalmente.

A rodada de Doha teve início há uma década com o objetivo de liberalizar o comércio mundial, mas foi paralisada por divergências entre os países ricos, que exigem mais acesso aos grandes emergentes, enquanto estes exigem maior abertura para seus produtos agrícolas.

"Penso que um acordo mundial é a melhor forma de integração mundial. Este é o objetivo da OMC e esta era a missão da rodada de Doha", disse Piñera no Lowy Institute de Política Externa em Sydney.

"Infelizmente, não temos sido capazes de avançar e estamos paralisados por 10 anos no que diz respeito às negociações iniciadas em Doha", disse.

"Todos sabem que está morta, mas ninguém quer matá-la", afirmou, antes de elogiar o Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (Apec).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileOMC – Organização Mundial do ComércioProtecionismo

Mais de Economia

Mercado mantém projeção do IPCA em 2026 após 15 semanas de alta

Estrangeiros gastam R$ 25 bilhões no Brasil em cinco meses e batem recorde

O fim da era das privatizações? FMI vê nova onda global de nacionalizações

Selic só deve voltar a cair após El Niño e alívio do petróleo, diz economista