Economia

Perspectiva para retração do PIB em 2016 passa para 3,37%

Para 2017, o cenário é mais favorável, com perspectiva de PIB positivo. Ainda assim, o mercado reduziu a perspectiva de crescimento de 1,20% para 1,13%

PIB: em outubro, o BC informou que seu Índice de Atividade (IBC-Br) recuou 0,91% em agosto ante julho (Reprodução/Thinkstock)

PIB: em outubro, o BC informou que seu Índice de Atividade (IBC-Br) recuou 0,91% em agosto ante julho (Reprodução/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de novembro de 2016 às 10h36.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - O Relatório de Mercado Focus desta semana mostrou uma mudança, para pior, nas projeções para a atividade no país, com recessão maior em 2016 e recuperação mais lenta em 2017.

Pelo documento, as estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) este ano indicaram retração de 3,37% ante os 3,31% projetados uma semana atrás e os 3,19% de um mês antes.

Em outubro, o BC informou que seu Índice de Atividade (IBC-Br) recuou 0,91% em agosto ante julho. O indicador também atingiu o menor nível desde dezembro de 2009, num claro sinal de dificuldades para a retomada da atividade no Brasil.

Na ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), os diretores do BC confirmaram, ao abordar a questão do crescimento, que "os indicadores de agosto situaram-se abaixo do esperado", mas ponderaram que oscilações tendem a ocorrer em momentos de estabilização da economia.

Para 2017, o cenário é mais favorável, com perspectiva de PIB positivo. Ainda assim, o mercado reduziu a perspectiva de crescimento de 1,20% para 1,13% no próximo ano. Há um mês estava em 1,30%.

No relatório Focus divulgado nesta segunda-feira, 14, as estimativas para a produção industrial ainda sugerem um cenário difícil.

A queda prevista para este ano passou de 6,00% para 6,06%. Para 2017, a projeção de alta da produção industrial permaneceu em 1,11%.

Já as projeções para o indicador que mede a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB para este ano passaram de 45,15% para 45,42% no Focus.

Um mês atrás estava em 45,00%. Para 2017, as expectativas no boletim Focus foram de 49,80% para 50,10% ante projeção apontada um mês atrás de 49,90%.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralPIB do BrasilBoletim Focus

Mais de Economia

Ata do Copom não descarta novos cortes da Selic mas cita 'aumento de incerteza'

BC mantém espaço para novo corte da Selic após eleições, dizem economistas

Com Selic a 13,75% ao ano, Brasil segue com o maior juro real do mundo

BC corta a Selic pela 5ª vez seguida e taxa de juros no Brasil cai para 13,75%