Economia

Opep concorda em aumentar a produção de petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que reúne 11 nações, concordou em aumentar a produção de petróleo em 2 milhões de barris por dia (b/d) neste mês e em mais 500 mil b/d em agosto. Segundo o jornal britânico Financial Times, o aumento cria condições diplomáticas para a Arábia Saudita, o maior exportador […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h39.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que reúne 11 nações, concordou em aumentar a produção de petróleo em 2 milhões de barris por dia (b/d) neste mês e em mais 500 mil b/d em agosto.

Segundo o jornal britânico Financial Times, o aumento cria condições diplomáticas para a Arábia Saudita, o maior exportador mundial, o Kuweit e os Emirados Árabes ofertarem mais petróleo no mercado em uma tentativa "desesperada" de segurar a alta dos preços. O aumento anunciado, entretanto, pode não ser suficiente para controlar a alta pois o mercado internacional esperava um acréscimo de 2,5 milhões b/d.

Uma nova reunião dos membros do cartel ocorrerá em julho. O novo encontro significa que os ministros da Opep se propõem a revisar o impacto da decisão nesta quinta-feira (3/6) no encontro em Beirute. Alguns membros perceberam que a reunião em setembro, em Viena, onde fica a sede da organização, estava muito distante para o atual clima do mercado.

Os preços do petróleo aumentaram cerca de 30% neste ano enquanto a demanda global cresceu no ritmo mais acelerado dos últimos 16 anos. O aumento do consumo na China e nos Estados Unidos foi o principal motivo para a turbulência no mercado internacional. Preocupações sobre as mudanças geopolíticas com a guerra no Iraque, a capacidade das refinarias americanas e a especulação no mercado futuro de petróleo cru também vem contribuindo para o aumento recorde nos preços.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,25% em maio, após estabilidade em abril

Mais na Exame