Exame Logo

OCDE: plano de Obama para bancos pode evitar crises

O plano do presidente dos EUA, Barack Obama, para separar as atividades de banco comercial de atividades de maior risco dentro das instituições financeiras pode ajudar a evitar futuras crises, afirmou o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría. "O plano do presidente Barack Obama pode ajudar a evitar uma […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

O plano do presidente dos EUA, Barack Obama, para separar as atividades de banco comercial de atividades de maior risco dentro das instituições financeiras pode ajudar a evitar futuras crises, afirmou o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría. "O plano do presidente Barack Obama pode ajudar a evitar uma nova crise financeira ao resolver alguns grandes riscos inerentes ao atual sistema financeiro", disse Gurría em comunicado.

O secretário-geral da OCDE disse que atividades de alto risco, como operações com produtos estruturados, devem ser separadas de atividades de banco de investimento e comerciais, que são destinadas a atender as necessidades dos executivos e das famílias. Gurría argumentou que isso pode ajudar a evitar que o contágio ou as perdas com atividades de alto risco absorvam o capital de todo o conglomerado, o que leva à necessidade de socorro.

Veja também

Gurría afirmou que a OCDE favorece estruturas nas quais atividades de banco comercial e algumas atividades de investimento são separadamente capitalizadas dentro das instituições financeiras.

Com informações da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame