Exame Logo

Nove municípios concentram 25% do PIB brasileiro

São Bernardo do Campo (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG) saíram da relação dos nove municípios mais industrializados

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h50.

Um novo dado surge para confirmar a concentração de riqueza no Brasil: nove dos 5 560 municípios brasileiros são responsáveis por 25% do Produto Interno Bruto (PIB). A revelação foi feita por pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (3/5). É a primeira vez que o instituto divulga o PIB dos municípios existentes em 2002.

Em relação ao PIB per capita, o setor petrolífero foi o principal responsável pela elevação dos municípios aos primeiros lugares. Na agricultura, os sete primeiros municípios são produtores de laranja, mas Petrolina, em Pernambuco, vem logo a seguir, favorecida pela produção de goiaba, manga e uva.

Veja também

Na indústria, a participação da indústria petroquímica é responsável pela inclusão de municípios fluminenses, como Campos, Macaé e Duque de Caxias entre os nove primeiros. Já o setor de serviços está concentrado principalmente nas capitais; apenas duas delas, São Paulo e Rio de Janeiro, concentram mais de 20% do total de serviços no País.

Indústrias

A atividade industrial é a que apresenta a maior concentração espacial. Em 2002, dos 5 560 municípios, nove concentravam 12,1% da população e produziam 25% do total da indústria brasileira. Municípios do estado de São Paulo concentram 12,4% da produção.

Houve alteração na ordem dos municípios mais industrializados. São Bernardo do Campo (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG), que estavam entre os oito primeiros, saíram da relação dos nove primeiros em 2002, devido ao ganho de participação dos municípios fluminenses de Campos dos Goytacazes, Macaé e Duque de Caxias, que contaram com o crescimento da indústria petroquímica, e de Camaçari, na Bahia, com a instalação de indústria automobilística, em 2000.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame