Economia

Consumidor está menos confiante no futuro

Segundo pesquisa da FGV, consumidor brasileiro não espera melhoria na situação econômica de sua cidade no próximo ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h22.

A percepção do consumidor em relação ao futuro piorou. Segundo oÍndice de Confiança do Consumidor da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado hoje (27/12), o brasileiro traçou perspectivas menos otimistas em dezembro, em comparação ao resultado da pesquisa em novembro.Houve diminuição de 23,9% para 23,5% na parcela de informantes que prevêem melhora da situação econômica na cidade em que residem. E aumentou aparticipação do grupo que acredita em deterioração da economia de 17,4% para 19,6%.

Apesar da visão mais negativa sobre o futuro, o consumidor afirmou que, em dezembro, mês de pagamento do 13º salário, a situação financeira da família evoluiu favoravelmente em relação a novembro. A parcela dos que afirmam que a situação no momento está boa avançou de 18,6% para 21%, enquanto a dos que a consideram ruim reduziu-se de 20,1% para 16,8%.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de dezembro de 2005 foi feita entre os dias 1º e 22 de dezembro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Empresários de Brasil e EUA propõem acordo em duas etapas para evitar tarifaço

IPCA de junho desacelera para 0,16%; inflação acumulada em 12 meses chega a 4,64%

Guerra no Irã deve provocar primeira queda da demanda por petróleo desde 2020, diz IEA

Mercado passa a apostar em corte de 0,25 ponto na Selic em agosto, diz B3