Exame Logo

Bush indica seu principal assessor econômico para dirigir Fed

Se for confirmado pelo Senado, Ben S. Bernanke substitui Alan Greenspan no comando do Federal Reserve (Fed), o banco central americano

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h46.

O sucessor de Alan Greenspan no comando do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, será Ben S. Bernanke, principal assessor econômico de George W. Bush. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24/10). A indicação depende da aprovação do Senado.

Bernanke, 51 anos de idade, formou-se em economia em 1975 pela Universidade Harvard; obteve Ph.D. em 1979, pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e entre 1985 e 2002 lecionou em Princeton. Defensor de metas de inflação, o economista afirma que o banco central pode cimentar sua credibilidade no combate á inflação fixando uma taxa para deixar clara sua definição de estabilidade de preços.

Veja também

Segundo observadores políticos e analistas de Wall Street, ele era visto como o favorito para o posto. Neste ano, Bush apontou Bernanke, um republicano, para chefiar o conselho de assessores econômicos. O diário americano The New York Times afima que, até ser indicado por Bush, Bernanke sempre se distanciou da política partidária.

A expectativa é que Greenspan se aposente em 31 de janeiro de 2006. Ele terá sido o segundo presidente do Fed a ficar mais tempo no cargo, com um mandato de mais de 18 anos (leia reportagem de EXAME sobre as implicações da saída de Greenspan).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame