Economia

Mercosul e Canadá darão início a negociações de livre-comércio

Mercosul e o Canadá acordaram em setembro no Rio de Janeiro definir os objetivos do acordo de livre-comércio que começarão a negociar

Mercosul: os principais pontos na discussão com o Canadá foram em matéria de comércio de bens e serviços, tratamento de barreiras não-tarifárias - barreiras técnicas ao comércio, medidas sanitárias e fitosanitárias -, investimentos, compras governamentais, assuntos laborais e do meio ambiente (Mercosul/Divulgação)

Mercosul: os principais pontos na discussão com o Canadá foram em matéria de comércio de bens e serviços, tratamento de barreiras não-tarifárias - barreiras técnicas ao comércio, medidas sanitárias e fitosanitárias -, investimentos, compras governamentais, assuntos laborais e do meio ambiente (Mercosul/Divulgação)

E

EFE

Publicado em 6 de março de 2018 às 15h05.

Assunção - O chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, confirmou nesta terça-feira que o Mercosul e o Canadá darão início na sexta-feira, em Assunção, às negociações na busca de um tratado de livre-comércio "amplo" entre o bloco sul-americano e o país americano.

A reunião incluirá os chanceleres do bloco regional (Loizaga pelo Paraguai, Jorge Faurie pela Argentina, Aloysio Nunes pelo Brasil e Rodolfo Nin Novoa pelo Uruguai) e o ministro de Comércio do Canadá, François-Philippe Champagne, com os negociadores desse país.

"Com este lançamento conclui o trabalho prévio vinha sendo feito entre o Mercosul e o Canadá. Há um esquema de temas que vão ser considerados no processo negociador", disse o chanceler do Paraguai, país que ostenta a presidência temporária do Mercosul.

Loizaga acrescentou que as negociações com o Canadá abrangerão âmbitos similares das trabalhadas com a União Europeia, como bens e serviços, compras governamentais e propriedade intelectual.

Desde a Chancelaria paraguaia foi informado que o ato inicial consistirá em reunião privada entre Loizaga, como representante do Mercosul, e Champagne, como líder da comitiva canadense.

Depois participarão da reunião os outros chanceleres do Mercosul e finalmente se unirão as equipes negociadoras de ambos blocos, em um encontro que será realizado na sede de Relações Exteriores em Assunção.

Mercosul e o Canadá acordaram em setembro no Rio de Janeiro definir os objetivos do acordo de livre-comércio que começarão a negociar a partir de agora, após destacar o enorme potencial que pode ter um aumento do comércio e dos investimentos entre ambas as partes.

As duas partes tinham trocado previamente em abril, em Buenos Aires (Argentina), informações sobre as experiências em negociações econômicas e comerciais.

Os principais pontos foram em matéria de comércio de bens e serviços, tratamento de barreiras não-tarifárias - barreiras técnicas ao comércio, medidas sanitárias e fitosanitárias -, investimentos, compras governamentais, assuntos laborais e do meio ambiente.

Acompanhe tudo sobre:CanadáMercosulParaguai

Mais de Economia

Equipe econômica acompanha formação de governo Trump para medir impactos concretos no Brasil

Pacote de corte de gastos ainda está em negociação, afirma Lula

Copom eleva Selic em 0,5 pp, para 11,25% ao ano, e sinaliza novas altas de juros

Venda de veículos aumenta 21,6% em outubro, diz Anfavea