Economia

Mercado baixa previsão do PIB e aumenta a da inflação

Esta é a sexta semana consecutiva com projeção de queda do PIB neste ano, e a nona que aponta um aumento da inflação


	Apesar de a variação ser relativamente baixa, o boletim Focus adverte sobre a ''tendência negativa'' que persiste pela nona semana consecutiva
 (Ricardo Moraes/Reuters)

Apesar de a variação ser relativamente baixa, o boletim Focus adverte sobre a ''tendência negativa'' que persiste pela nona semana consecutiva (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2012 às 21h06.

Brasília - Os analistas do mercado financeiro brasileiro voltaram a reduzir suas previsões de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2012, de 1,64% para 1,62%, e mantiveram a expectativa de expansão de 4% para 2013, de acordo com o relatório Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central.

Esta é a sexta semana consecutiva com projeção de queda do PIB neste ano, e a nona que aponta um aumento da inflação - a previsão medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 5,20% para 5,24%. Já para 2013, os analistas preveem para o IPCA uma alta de 5,54%, contra os 5,51% que indicaram na semana passada.

Apesar de a variação ser relativamente baixa, o boletim Focus adverte sobre a ''tendência negativa'' que persiste pela nona semana consecutiva e que cada vez contrasta mais com as previsões do governo, que esperava para este ano um crescimento próximo a 4%, com taxa de inflação de 4,5%.

O relatório Focus também indicou que o mercado espera que o Brasil receba durante 2012 um total de US$ 55 bilhões em investimentos estrangeiros, e em 2013 US$ 58 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

Senado aprova acordo entre Mercosul e bloco europeu EFTA; tratado prevê redução de tarifas

BC corta a Selic pela 3ª vez seguida e taxa de juros no Brasil cai para 14,25%

'Governo vai estender a mão a produtores rurais endividados, mas não pode errar a dose', diz Durigan

IBC-Br: prévia do PIB sobe 0,5% em abril de 2026