Exame Logo

Lula vence em Paris e em Roma

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva teve mais de 50% dos votos válidos nas votações nas embaixadas brasileiras em Roma e Paris. A apuração já foi encerrada e os números divulgados foram divulgados no início da tarde, horário de Brasília. Em Paris, capital francesa, Lula teve 722 votos, Serra somou 274, contra 35 para […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h18.

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva teve mais de 50% dos votos válidos nas votações nas embaixadas brasileiras em Roma e Paris. A apuração já foi encerrada e os números divulgados foram divulgados no início da tarde, horário de Brasília.

Em Paris, capital francesa, Lula teve 722 votos, Serra somou 274, contra 35 para Ciro Gomes, 9 para Zé Maria e 8 para Garotinho.

Veja também

Em Roma, na Itália, dos quase 2.800 brasileiros cadastrados na embaixada brasileira, 911 votaram no candidato do PT, 229 em José Serra, 89 em Ciro Gomes, 76 em Anthony Garotinho, 16 em Zé Maria e 3 em Rui Costa Pimenta. Os votos restantes se dividiram entre brancos, nulos e abstinências.

Foi do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, o voto do primeiro eleitor em Nova York, que reúne 8.507 eleitores registrados dos Estados de Nova York, Nova Jersey, Connecticut, Delaware e Pensilvania. Segundo o cônsul-geral em Nova York, Júlio César Gomes dos Santos, a paulista Liliam Tavora foi a primeira a votar, às 8h (9h Brasília), quando a escola pública situada na Segunda Avenida, entre as ruas 56 e 57, no coração de Manhattan, abriu.

Três horas antes do início das eleições deste domingo, alguns brasileiros que moram em Miami já disputavam lugar na fila de uma escola local, a fim de exercer seu direito de cidadão.

Cerca de 200 mil brasileiros das mais variadas profissões -- de empresários a migrantes que batalham no dia-a-dia por cada dólar -- fizeram da Flórida seu lar. A comunidade brasileira se concentram em sua maioria nos condados de Miami-Dade e Broward. Mas apenas 6.000 deles estão registrados para votar em Miami. Até o final deste domingo, as autoridades consulares esperavam a presença de 4.000 a 5.000 eleitores no colégio de Miami. Os eleitores residentes em Miami também estão tendo a oportunidade de usar as urnas eletrônicas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame