Exame Logo

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Presidente afirmou que quer discutir a questão com o líder chinês, Xi Jinping, durante sua visita ao Brasil em novembro

Lula (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 22 de julho de 2024 às 16h20.

Última atualização em 22 de julho de 2024 às 16h27.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que está interessado em conversar com a China sobre o projeto de comércio econômico Novas Rotas da Seda de Pequim para descobrir "o que o Brasil tem a ganhar com isso".

Em entrevista a correspondentes estrangeiros, Lula disse que quer discutir a questão com o presidente chinês, Xi Jinping, durante sua visita ao Brasil em novembro para a cúpula dos líderes do G20.

Veja também

De acordo com Lula, o Brasil "tem muito o que aprender com a China ", seu maior parceiro comercial no mundo, e quer fazer isso sem que signifique que essa relação com os chineses inviabilize conversas com os Estados Unidos ou outros países ocidentais.

"Somos contra uma nova guerra fria" e "não queremos que ninguém controle nenhum país", disse Lula, que advertiu que a fome e a pobreza só acabarão quando forem estabelecidas relações de "cooperação genuína" entre todas as nações.

Até agora, o Brasil tem relutado em participar das Novas Rotas da Seda, que tanto os Estados Unidos quanto a União Europeia ( UE ) têm percebido como uma tentativa da China de aumentar sua influência econômica e política no mundo.

Conheça os ministros do governo Lula

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaChina

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame