Exame Logo

Ibovespa se recupera e pode chegar a 18 mil pontos no ano, diz consultoria

Após a forte crise do ano passado, o índice das principais ações negociadas na Bovespa, o Ibovespa, começou a dar sinais de recuperação. O primeiro motivo é o baixo preço das ações brasileiras, principalmente se cotadas em dólar. Segundo a consultoria Global Invest, outro motivo seria a confirmação de que o novo governo brasileiro iria […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h57.

Após a forte crise do ano passado, o índice das principais ações negociadas na Bovespa, o Ibovespa, começou a dar sinais de recuperação. O primeiro motivo é o baixo preço das ações brasileiras, principalmente se cotadas em dólar. Segundo a consultoria Global Invest, outro motivo seria a confirmação de que o novo governo brasileiro iria trabalhar em linha com as propostas de campanha e não romperia contratos.

O risco Brasil, suportado pela melhora de cenário, começou a cair seguindo o movimento do dólar, fato que refletiu nos balanços das empresas, principalmente nas empresas endividadas em dólares. "A perspectiva futura para a bolsa é positiva. Os principais índices de inflação mostram retração, abrindo espaço para a redução da taxa de juros e uma conseqüente manutenção do bom humor no mercado de ações", afirma a consultoria em análise.

Veja também

A continuidade da queda do dólar deve levar a valorização das ações com passivo em moeda estrangeira. Além disso, a consultoria acredita que os investidores estrangeiros deverão ampliar a entrada na Bovespa. Outro fator que pode impulsionar os ganhos dos investidores é se a taxa básica de juros, a Selic, realmente começar a cair. "Acreditamos que a bolsa no médio prazo pode atingir o nível dos 18.000 pontos", avalia a consultoria.

A seguir, um resumo dos fatores que têm levado a Bovespa a ter um resultado melhor:

  • Decisões políticas brasileiras/ reformas;
  • Expectativa de queda da Inflação;
  • Expectativa de queda na taxa de juros básica brasileira;
  • Queda do Risco Brasil;
  • Queda do dólar;
  • Bons resultados sendo divulgados no primeiro trimestre pelas empresas brasileiras;
  • Forte entrada de investidores estrangeiros.
  • Acompanhe tudo sobre:[]

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Economia

    Mais na Exame