Economia

Governo libera R$ 1 bi para conter agricultores

Pacote beneficiará produtores de soja, principalmente da região Centro-oeste

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h15.

O governo anunciou nesta sexta-feira (12/5 ) um pacote de 1 bilhão de reais para socorrer os produtores de soja, principalmente da região Centro-oeste, onde a crise está mais acentuada. A medida visa garantir um preço mínimo aos grãos, já que o custo de produção foi mais alto que o valor de mercado do produto. Hoje, a saca da soja é vendida por cerca de 18 reais, enquanto o custo chegou a 29 reais. 
 
A ajuda será de, no máximo, sete reais por saca. Segundo os produtores, a medida não resolve o problema. Para Homero Alves Pereira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso, o anúncio chegou tarde. "Penaliza quem já comercializou a safra, devia ter sido feito em fevereiro", diz Pereira. Ele acrescenta, no entanto, que a ajuda não deixa de ser importante. "No entanto, não é o que vai fazer diminuir as manifestações", diz.
 
Para o vice-presidente da Caramuru, César Borges, a medida é bastante positiva. "O governo não pode, no entanto, ser sempre a última saída. Deve haver no país uma política eficiente de seguro agrícola para que o setor não dependa deste tipo de medida", diz Borges.
 
A crise no setor de soja se agravou no ano passado. O aumento do custo e a redução à metade do preço do produto no mercado internacional resultou na queda de 10% da renda do setor. Segundo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, a perda equivale a 17 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional