Economia

Governo autoriza venda de 190 mil t de milho de estoques públicos

Segundo o governo, poderão participar do programa criadores e agroindústrias de pequeno porte

Milho: integrantes do mercado no Nordeste, fortemente castigado pela estiagem, poderão adquirir 140 mil toneladas do cereal liberado (Getty Images)

Milho: integrantes do mercado no Nordeste, fortemente castigado pela estiagem, poderão adquirir 140 mil toneladas do cereal liberado (Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 15 de fevereiro de 2017 às 12h46.

Brasília - O governo federal anunciou nesta quarta-feira programa de vendas 190 mil toneladas de milho dos estoques públicos na modalidade balcão, que visa regularizar o abastecimento.

Poderão participar do programa criadores e agroindústrias de pequeno porte. Integrantes do mercado no Nordeste, fortemente castigado pela estiagem, poderão adquirir 140 mil toneladas do cereal liberado.

Estoques

O Brasil tem atualmente cerca de 500 mil toneladas de milho em estoques públicos, após liberar nesta quarta-feira volumes para venda direta a pequenos criadores de animais e agroindústrias, disse o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em cerimônia em Brasília.

O estoque representa apenas uma pequena fração do consumo anual do país, que ultrapassa 50 milhões de toneladas. Blairo reiterou que o governo irá lançar em breve contratos de opção, para que produtores vendam milho da nova safra para o governo, e um programa de aquisições diretas (AGF), para recompor estoques públicos, diante da expectativa de aumento da produção em 2017.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaMilhoGoverno

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1