Os dados refletem a cautela e a desconfiança do consumidor em relação à economia do País (REUTERS/Sergio Moraes)
Da Redação
Publicado em 6 de abril de 2015 às 13h27.
São Paulo - A frequência de consumidores nas lojas do comércio brasileiro caiu 7,9% em março deste ano ante o mesmo mês de 2014, de acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e da Virtual Gate. O fluxo de consumidores nas lojas é considerado um indicador antecedente das vendas.
Março deu continuidade à tendência de queda nas visitas dos consumidores às lojas, que vem recuando desde o início do ano. No acumulado do primeiro trimestre deste ano, o fluxo de clientes já caiu 6,4% ante o mesmo período do ano passado.
Na comparação com fevereiro, o resultado de março foi 2,5% inferior. A tendência negativa se manteve mesmo sendo março um mês com mais dias úteis que fevereiro.
Em nota, Eduardo Terra, presidente da SBVC, considerou que os dados refletem a cautela do consumidor em relação à economia do País. "Estamos diante de um cenário de desconfiança geral por parte de quem consome", comentou. "Isso leva à retração no movimento de compra gerada pelo receio de um cenário incerto".