Exame Logo

Fluxo comercial da OCDE tem forte alta no 3º trimestre

O fluxo comercial envolvendo economias desenvolvidas cresceu fortemente no terceiro trimestre do ano passado, o que ajudou a guiar a recuperação econômica global. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da qual o Brasil não faz parte, o valor das exportações de seus 30 membros aumentou 7,8% em relação ao segundo trimestre, […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

O fluxo comercial envolvendo economias desenvolvidas cresceu fortemente no terceiro trimestre do ano passado, o que ajudou a guiar a recuperação econômica global. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da qual o Brasil não faz parte, o valor das exportações de seus 30 membros aumentou 7,8% em relação ao segundo trimestre, enquanto o valor das importações subiu 8,7%. No período, o volume das exportações dos países do G-7 cresceu 5%, enquanto o volume das importações avançou 4,1%.

O FMI agora espera que a produção mundial suba 3,9% neste ano e 4,3% no próximo, acima das projeções anteriores de 3,1% e 4,2%, respectivamente. A instituição também prevê que os volumes comerciais crescerão 5,8% neste ano e 6,3% em 2011, acima de 2,5% e 5,2% previstos em outubro, respectivamente.

Veja também

No entanto, os fluxos comerciais permanecem bem abaixo dos níveis que eram comuns antes da intensificação da crise financeira, em seguida ao colapso do Lehman Brothers, em setembro de 2008. O valor das exportações dos membros da OCDE no terceiro trimestre foi 22,1% mais baixo do que o registrado no terceiro trimestre de 2008, enquanto o valor das importações foi 24,7% menor.

Com informações da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame