Fipe desacelera alta a 0,25% em maio

Houve desaceleração sobre o avanço de 0,53 por cento visto em abril

São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo fechou maio com alta de 0,25 por cento, desacelerando sobre o avanço de 0,53 por cento visto em abril, mas ainda pressionado pelos preços de Alimentação, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta terça-feira.

O resultado também mostrou desaceleração ante a terceira quadrissemana de maio, quando o índice havia avançando 0,36 por cento, e ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters, cuja mediana apontava alta de 0,33 por cento.

De acordo com a Fipe, o grupo com maior peso sobre a variação do índice foi Alimentação, com 0,1676 ponto percentual, após alta de 0,73 por cento em maio, ante avanço de 1,23 por cento no mês anterior.

Por outro lado, o grupo Habitação recuou 0,24 por cento em maio, representando -0,0750 ponto percentual no índice.

Depois de o Banco Central ter mantido a Selic em 11 por cento na semana passada apesar do nível ainda alto da inflação, o mercado aguarda agora a divulgação na quinta-feira da ata dessa reunião em busca de mais informações. E na sexta-feira o IBGE divulga os dados de maio do IPCA.

A divulgação do IPC-Fipe referente à primeira quadrissemana de junho ocorrerá em 10 de junho.

O IPC-Fipe mede as variações quadrissemanais dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.