Economia

Fazenda divulga relatório com nomes mais acertaram projeções

Chamado pelos técnicos de "podium de curto prazo", a vencedora na categoria "resultado primário" foi o Itaú Unibanco, com índice de erro de 32,27%


	Projeções: na categoria “arrecadação das receitas federais”, a medalha de ouro foi para Caixa Asset
 (ThinkStock)

Projeções: na categoria “arrecadação das receitas federais”, a medalha de ouro foi para Caixa Asset (ThinkStock)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2016 às 11h47.

O Ministério da Fazenda divulgou, hoje (8), o ranking mensal das instituições participantes do relatório Prisma Fiscal que mais acertaram suas projeções.

O documento elenca as três instituições com melhores previsões para as variáveis fiscais: resultado primário do Governo Central, arrecadação das receitas federais, receita líquida do Governo Central e despesa total do Governo Central (Previdência Social, Banco Central e Tesouro Nacional). São atribuídas medalhas de ouro, prata e bronze na classificação.

Chamado pelos técnicos da área econômica do governo de "podium de curto prazo", a vencedora na categoria "resultado primário" foi o Itaú Unibanco, com índice de erro de 32,27%.

No segundo lugar ficou a SPX Capital – Gestão de Recursos (34,10%), seguida da Gradual Corretora (45,32%). A média de erro das demais instituições foi de 88,20%, informou o Ministério da Fazenda.

Para a categoria “arrecadação das receitas federais”, a medalha de ouro foi para Caixa Asset, com índice de erro de 0,76%. Com prata, ficou a Verde Asset Management (1,45%) e na sequência a M. Safra & CO (2%). A média de erro nessa categoria foi de 8,92%.

Média de erro

Já em receita líquida, ganhou a Caixa Asset, com índice de erro de 2,04%, seguida a Gradual Corretora (2,39%) e, em terceiro, a Verde Asset Management (4,12%). A média de erro foi de 12,95%. Em despesa total, quem mais acertou foi o Verde Asset Management, com índice de erro de 2,47%.

A MCM Consultores Associados (3,24) ficou em segundo, seguido da SPX Capital – Gestão de Recursos (3,85%). A média de erro foi de 8,64%.

O Podium de Curto Prazo é divulgado mensalmente com base no levantamento Prisma Fiscal e leva em consideração o índice de acerto e a frequência de envio das projeções das instituições remetidas ao Ministério da Fazenda.

O Prisma Fiscal é um sistema de coleta de expectativas de mercado para acompanhar a evolução das principais variáveis fiscais brasileiras.

O relatório detalha a posição e os nomes das três instituições com as melhores previsões para cada variável fiscal nos últimos seis meses (curto prazo) e apresenta o percentual de erro nas previsões de cada instituição.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBancosEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIndicadores econômicosItaúItaúsaMercado financeiroMinistério da FazendaPrevidência Social

Mais de Economia

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?