Economia

Exportação de carne bovina tem melhor resultado em novembro

No acumulado do ano, proteína de aves ainda tem o melhor desempenho nas exportações

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2009 às 14h13.

Os frigoríficos de bovinos registraram o melhor resultados entre as exportações de carne em novembro, chegando a 282,5 milhões de dólares - apenas 1,3% abaixo do registrado no mês anterior. Embora as proteínas de aves e suínos tenham obtido um resultado melhor no ano, as empresas desses segmentos obtiveram receitas que ficaram 19,6% e 14% abaixo do valor referente a outubro.

Segundo os analistas da corretora Ativa, os bons resultados do setor de bovinos beneficia de forma mais direta empresas como JBS, Marfrig e Minerva. A corretora acrescenta que os resultados demonstram que a demanda internacional pela carne bovina pode estar começando a retornar aos patamares normais.

Entretanto, mesmo com o melhor desempenho no último mês, a carne bovina continua sendo a proteína com os piores resultados no acumulado do ano, sendo a única que ainda registra quedas nos volumes exportados.

Aves e suínos
A redução de quase 20%, em termos de receitas, apresentada pelo setor de proteína de aves, teve como propulsor a piora nos volumes exportados (-21% na comparação entre outubro e novembro). Contudo, analisando os dados acumulados de 2009, é a proteína que apresenta os melhores resultados, influenciada pela combinação de volumes em alta e preços em linha com as demais carnes.

De acordo com os analistas, esses resultados sugerem a que os produtores nacionais de aves e suínos já começam a voltar suas produções para o mercado interno em função dos baixos preços no mercado externo e da forte demanda interna em função das festas de final de ano.

Já a carne suína, apesar do fraco resultado de novembro, é a proteína que mais cresce na linha de volumes, porém com receita impactada pela maior queda nos preços ante os níveis observados em 2008.

Às 14h40, as ações da Perdigão (PRGA3) operavam em queda de 1,57%, negociadas a 40,75 reais. Já os papéis da JBS (JBSS3) registravam alta de 0,22%, chegando a 10,00 reais. As ações da Marfrig (MRFG3) registravam alta de 0,35%, sendo negociadas a 20,15 reais. O Ibovespa operava em alta de 0,80%, aos 68.952 pontos.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula: Isenção do IR até R$ 5mil tem que ser compensada por ricos e saque aniversário não pode acabar

China inaugura a era da 'Economia de baixa altitude' com explosão de novos negócios em 2024

Banco Central da China cria linha de swap de US$ 70,6 bilhões para estimular economia

Setor de serviços recua 0,4% em agosto, após atingir recorde no mês anterior