Economia

EUA dizem que propriedade intelectual tem 40 mi empregos

Direitos de autor, patentes e marcas registradas para proteger produtos criativos comportam 28% da força de trabalho americana, diz o governo

Nesse segmento estão os estúdios de cinema norte-americanos, produtores de medicamentos e outras empresas (Gabriel Bouys/AFP)

Nesse segmento estão os estúdios de cinema norte-americanos, produtores de medicamentos e outras empresas (Gabriel Bouys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2012 às 18h48.

Washington - Estúdios de cinema norte-americanos, produtores de medicamentos e outras empresas que dependem fortemente de direitos de autor, patentes e marcas registradas para proteger seus produtos criativos comportam 40 milhões de empregos, ou cerca de 28 por cento da força de trabalho dos Estados Unidos, disse um relatório nesta quarta-feira.

"Hoje temos uma imagem mais clara do que nunca da importância de proteger propriedade intelectual para empregos norte-americanos", disse o Secretário de Comércio do país, John Bryson, num evento que revelou a pesquisa pioneira sobre o assunto.

Quase 35 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA -ou mais de 5 trilhões de dólares- derivam de 75 mercados fortemente dependentes de propriedade intelectual. Os setores empregam diretamente cerca de 27 milhões de pessoas e fornecem apoio a 13 milhões de outros empregos em setores relacionados, disse o relatório.

Os mercados pesquisados também equivalem a por volta de 775 bilhões de dólares em exportações norte-americanas, ou aproximadamente 61 por cento da exportação total de bens, e comportam salários 42 por cento mais altos, em média, do que os salários em outros mercados, afirmou o relatório.

Organizações de trabalho e de negócios receberam bem o estudo, que disseram dar mais força a argumentos a favor de manobras no país e no exterior contra a pirataria e falsificação de bens produzidos nos EUA. Os produtos vão de música e filmes a medicamentos e partes de automóveis.

Acompanhe tudo sobre:CopyrightEmpresasEstados Unidos (EUA)Indicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor