Economia

Empresários esperam faturar mais este ano

Otimismo é geral entre os 960 entrevistados pela Serasa. A exceção fica por conta das empresas sediadas no Centro-Oeste

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h15.

O empresário brasileiro está otimista, tanto em relação a seu próprio negócio, como também em relação à economia como um todo. Uma pesquisa realizada pela Serasa com 960 empresas de todos os portes e segmentos mostra que, para 49% delas, o Produto Interno Brasileiro (PIB) crescerá este ano. Das entrevistadas, 65% esperam um faturamento maior em 2006.

Apesar de a média geral ter sido positiva, as empresas sediadas no Centro-Oeste demonstraram um pouco mais de ceticismo. Na pesquisa qualitativa, essas companhias disseram estar menos otimistas em quesitos como emprego, renda, inadimplência e crescimento econômico. São as únicas, por exemplo, que esperam queda no faturamento para este ano.

Em contrapartida, as mais animadas são as empresas localizadas no Sudeste, especialmente as instituições financeiras de médio e grande portes. A expectativa para a taxa de câmbio do dólar é de estabilidade no final do 1º semestre, com a aposta de que haja uma desvalorização do real até o fim do ano.

No que se refere a novos investimentos, o cenário é de estabilidade. O destaque fica, novamente, para as instituições do setor bancário, que esperam investir 49% a mais em 2006. A maioria dos empresários (56%), porém, acredita que a inadimplência vai crescer. Na região Centro-Oeste, as empresas do comércio estão ainda mais pessimistas: 69% prevêem uma elevação no índice de inadimplência.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional