Economia

Emprego na indústria de SP é o 2º melhor para setembro em seis anos

Resultado só foi menor que o registrado em setembro de 2004, quando o aumento foi de 0,75%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h16.

A indústria de São Paulo registrou o segundo maior crescimento em um mês de setembro dos últimos seis anos. No mês passado, o número de postos de trabalho cresceu 0,28% em relação a agosto, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18/10) pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

O bom resultado só fica abaixo de setembro de 2004, quando, o aumento foi de 0,75%. Desde janeiro de 2006, a industria empregou 61.935 pessoas, número 2,96% maior que em 2005.

O crescimento foi maior no interior do estado (0,32%). Na Grande São Paulo, o crescimento ficou em 0,14%. De acordo com o economista-chefe do Ciesp, Carlos Cavalcanti, o bom desempenho é reflexo do aquecimento no comércio varejista e da renovação de estoques para as vendas de final de ano. O analista não acredita que a tendência de crescimento continuará no mês de outubro.

Segundo o diretor do Departamento de Economia do Ciesp, Boris Tabacof, a grande expectativa agora dos empresários é sobre o comportamento do mercado no ano que vem, sobretudo nos negócios internacionais. Para o analista, o valor depreciado do dólar fez com que as exportações crescessem mais em valores financeiros, por conta da elevação do preço das mercadorias, que pelos volumes físicos de vendas.

A pesquisa do Ciesp é realizada mensalmente em 1.946 indústrias, que empregam 711.000 pessoas.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional