Economia

Economia do Brasil encolherá 3,5% em 2016, diz Cepal

A Cepal também destacou "uma importante desaceleração nas economias emergentes, em particular a China"


	A Cepal também destacou "uma importante desaceleração nas economias emergentes, em particular a China"
 (AlexKalina/Thinkstock)

A Cepal também destacou "uma importante desaceleração nas economias emergentes, em particular a China" (AlexKalina/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2016 às 16h33.

Priorizar nos meus resultados Google

SANTIAGO - A economia da América Latina e do Caribe vai contrair 0,6% neste ano, prolongando a fraqueza já vista em 2015 em meio ao complexo cenário internacional, estimou a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Em relatório, a Cepal projetou que as economias sul-americanas registrarão uma contração de 1,9%. Em relação ao Brasil, a expectativa é de uma contração econômica de 3,5%, contra projeção anterior de queda de 2%.

"As novas projeções dão conta de um ambiente global difícil no qual se mantém o baixo crescimento dos países desenvolvidos", disse a entidade em um inesperado comunicado na noite de sexta-feira.

A Cepal também destacou "uma importante desaceleração nas economias emergentes, em particular a China, uma crescente volatilidade e custos nos mercados financeiros e baixos preços das matérias-primas".

O México, segundo prevê a Cepal, deve crescer 2,3% este ano, sobre estimativa anterior de 2,6%. Por outro lado, a economia da Argentina deve encolher 0,8%, contra projeção antes de crescimento de 0,8%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de Brasileconomia-brasileira

Mais de Economia

Split payment adiado não é split payment esquecido: o que muda no caixa e nos sistemas das empresas

Governo lança novo Desenrola MEI e prorroga programas para renegociar dívidas; entenda como funciona

Desemprego cai a 5,3% no trimestre até agosto, com recorde de ocupação

Reforma tributária: lei feita para segurar benefícios ganhou exceção antes de completar um ano