Economia

Economia deve se recuperar rapidamente, diz premiê francês

Má situação econômica da França deve ser revertida em até 6 meses, segundo declaração atribuída ao primeiro-ministro Manuel Valls

O premiê da França, Manuel Valls: Valls perde popularidade no país (Martin Bureau/AFP)

O premiê da França, Manuel Valls: Valls perde popularidade no país (Martin Bureau/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2014 às 14h14.

Priorizar nos meus resultados Google

Paris - "A má situação econômica da França deve ser revertida entre três e seis meses, caso contrário, estará f*...", segundo uma declaração atribuída nesta segunda-feira pelo jornal Le Monde ao primeiro-ministro Manuel Valls em conversa privada com colaboradores.

Pouco depois da publicação da frase no jornal, Valls criticou a falta de seriedade do Le Monde por ter atribuído a ele essas palavras na véspera em que submeterá sua nova equipe ao voto de confiança da Assembleia Nacional, a câmara baixa do Parlamento francês.

Valls até agora tem se negado publicamente a dar um calendário sobre os resultados da política de seu governo, que sofreu mudanças no final de agosto após as críticas formuladas por três ministros à política econômica liberal praticada pelo presidente François Hollande.

Valls, que perde popularidade em um país onde o desemprego não para de subir e em que o crescimento econômico se encontra estagnado, pedirá o voto de confiança da câmara dois dias antes de uma esperada coletiva de imprensa com Hollande.

O jornal Le Monde especula que de agora até o final da legislatura, em 2017, haverá uma mudança de primeiro-ministro.

Valls respondeu que continuará no cargo, "não pelo simples fato de continuar, mas para atuar".

O primeiro-ministro disse que lutará contro o desemprego e que responderá às preocupações, temores e medo dos franceses.

O gabinete do primeiro-ministro reconhece que a votação de terça-feira será "difícil", mas diz ter confiança de que o executivo a supere com sucesso.

A bancada socialista tem a maioria absoluta.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosEuropaFrançaCrise econômicaFrançois Hollande

Mais de Economia

Petrobras reajusta gasolina em R$ 0,19, mas alta é compensada por corte de impostos; entenda

Focus: mercado reduz projeção do IPCA de 2026 pela 2ª semana seguida

Split payment pode consumir até 10% da receita líquida mensal na indústria, diz estudo

PIB do Brasil cresce 0,5% no 2º trimestre de 2026, puxado pela agropecuária