Economia

Draghi mostra preocupação com queda nos preços do petróleo

Estimativa para o impacto do preço menor do petróleo na inflação na zona do euro foi de 0,4 por cento no próximo ano e de 0,1 por cento no ano seguinte


	O presidente do BCE, Mario Draghi, sobre os preços do petróleo: "poderia mudar o perfil das taxas de inflação nos próximos meses"
 (Arne Dedert/AFP)

O presidente do BCE, Mario Draghi, sobre os preços do petróleo: "poderia mudar o perfil das taxas de inflação nos próximos meses" (Arne Dedert/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2014 às 11h44.

Frankfurt - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse nesta quinta-feira que a queda do preço do petróleo terá impacto misto na zona do euro, impulsionando a economia através da redução de custos mas também arrastando para baixo a inflação já fraca.

Ele expressou preocupação de que o preço mais baixo pode ser "embutido" em salários menores.

A estimativa para o impacto direto e indireto do preço menor do petróleo na inflação foi de 0,4 por cento no próximo ano e de 0,1 por cento no ano seguinte.

"Os preços do petróleo têm um impacto direto óbvio sobre o preço da energia e, por este motivo, o efeito é positivo, inequivocadamente," disse Draghi, em entrevista coletiva.

Mas ele disse que há menos efeitos positivos sobre a inflação.

"Poderia mudar o perfil das taxas de inflação nos próximos meses", acrescentou.

A inflação na zona Euro está bem abaixo da meta do BCE e alimenta expectativas de mais estímulos, via compra de títulos soberanos, no início do próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoPreçosEnergiaInflaçãoBCEMario Draghi

Mais de Economia

Galípolo afirma que Selic alta nem sempre beneficia o mercado financeiro

Governo Lula reduz bloqueio no Orçamento de 2026 em R$ 5,7 bi

Vibra aposta em expansão regional e inicia na Argentina 1ª operação fora do Brasil

Durigan diz que estabilizar dívida pública é ‘última milha’ do ajuste fiscal