Acompanhe:

Desemprego na UE atinge nível mais baixo desde 2009

Entre os jovens com menos de 25 anos, a taxa de desemprego é de 18,6%, representando mais de 4 milhões de desempregados

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Desemprego: entre os jovens com menos de 25 anos, a taxa de desemprego é de 18,6%, representando mais de 4 milhões de desempregados.
 (Sebastien Berda/AFP)

Desemprego: entre os jovens com menos de 25 anos, a taxa de desemprego é de 18,6%, representando mais de 4 milhões de desempregados. (Sebastien Berda/AFP)

D
Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2016 às, 14h34.

Lisboa - A taxa de desemprego entre os 28 países da União Europeia (UE), fixada em 8,6%, atingiu seu nível mais baixo desde a primavera de 2009, segundo o Eurostat, escritório de estatística da UE.

Entre os jovens com menos de 25 anos, a taxa de desemprego é de 18,6%, representando mais de 4 milhões de desempregados.

Em maio deste ano, as taxas mais baixas (entre jovens) foram observadas em Malta (6,9%), Alemanha (7,2%) e República Checa (10,1%). As taxas de desemprego mais elevadas foram registradas na Grécia (50,4%, em março de 2016), Espanha (43,9%) e Itália (36,9%).

Em comparação com maio do ano passado, houve uma diminuição de 503 mil jovens sem ocupação.

O nível de desemprego total, que é medido entre pessoas de todas as idades, teve índice mais baixo registrado na República Checa (4%) e mais alto na Grécia (24%), seguida por Espanha, Croácia e Chipre.

Portugal está na quinta posição entre os países com maiores índices de desemprego, com 11,6%.

O Eurostat estima que mais de 21 milhões de homens e mulheres estavam desempregados em maio de 2016 na União Europeia. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve redução de mais de 2 milhões de desempregados.

De acordo com a sondagem do Eurobarômetro, estudo requisitado pelo Parlamento Europeu, três entre quatro europeus pedem mais intervenção da União Europeia na luta contra a falta de postos de trabalho.

Diante disto, o presidente da Comissão Parlamentar do Emprego e dos Assuntos Sociais, Thomas Händel, pediu aos líderes da União que “reúnam esforços para garantir investimento e alta qualidade para a sustentabilidade laboral”.

O Eurobarômetro indica que a luta contra o desemprego vem em segundo lugar na lista de prioridades dos europeus, logo após o terrorismo.

Conforme os dados, 77% dos quase 28 mil entrevistados querem mais intervenção da União Europeia no combate ao desemprego, enquanto 69% sente que os esforços da UE não são suficientes na luta contra o desemprego.

Em uma tentativa de combater o problema, os eurodeputados aprovaram, em fevereiro deste ano, uma medida que reformula a rede de empregos, de modo a facilitar a procura de ofertas no mercado de trabalho em toda a União Europeia.

A iniciativa tem por objetivo apoiar os jovens que não estejam estudando e que não tenham emprego ou formação. Em julho, aprovaram uma resolução que visa à atualização a longo prazo do plano de financiamento da UE para lidar com o desemprego, particularmente na faixa etária jovem.

No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego ficou em 11,3% no trimestre encerrado em junho deste ano.

A taxa é superior aos 10,9% observados em março deste ano e aos 8,3% do trimestre encerrado em junho de 2015.

Segundo a pesquisa, o contingente de desocupados chegou a 11,6 milhões de pessoas, 4,5% (ou 497 mil pessoas) a mais do que no trimestre anterior.

Últimas Notícias

Ver mais
Países da UE aprovam normas ambientais flexíveis para agricultores do bloco
EXAME Agro

Países da UE aprovam normas ambientais flexíveis para agricultores do bloco

Há 14 horas

Bolsas da Europa fecham em alta e Frankfurt crava novo recorde; Repsol sobe após joint venture
seloMercados

Bolsas da Europa fecham em alta e Frankfurt crava novo recorde; Repsol sobe após joint venture

Há 16 horas

Indústria vai defender conclusão de acordo Mercosul-UE em reuniões com Macron
Economia

Indústria vai defender conclusão de acordo Mercosul-UE em reuniões com Macron

Há 16 horas

Comissão Europeia investiga gigantes da tecnologia por descumprimento da Lei de Mercados Digitais
Tecnologia

Comissão Europeia investiga gigantes da tecnologia por descumprimento da Lei de Mercados Digitais

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais