Economia

Depois de ata, mercado mantém tendência de;alta na expectativa da inflação

Depois do diagnóstico do Banco Central relatado na última ata do Copom, o mercado elevou sua previsão para a inflação em fevereiro. Segundo o relatório Focus, feito pelo BC semanalmente e que traz as expectativas de quase 100 instituições financeiras sobre a economia nacional, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h12.

Depois do diagnóstico do Banco Central relatado na última ata do Copom, o mercado elevou sua previsão para a inflação em fevereiro. Segundo o relatório Focus, feito pelo BC semanalmente e que traz as expectativas de quase 100 instituições financeiras sobre a economia nacional, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro subiu de 0,6% na semana passada para 0,7%. É a terceira semana de alta.

Para o IPCA de janeiro, o prognóstico foi mantido em 0,7%. Deve-se levar em conta que os dois primeiros meses do ano tradicionalmente sofrem pressão de alta nos preços de alimentos e de educação.Para 2004, a estimativa subiu de 5,99% para 6,01%.

Em sua avaliação semanal, o mercado também elevou suas expectativas para o crescimento econômico. O Produto Interno Bruto (PIB) deste ano subiu de 3,6% para 3,66%. Para 2005, o número foi revisto de 3,8% para 3,9%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

BC monitora impacto das bets na inadimplência, diz Campos Neto

Ipea revisa projeção de inflação pelo IPCA de 4% para 4,4% em 2024

Petrobras reduz em 9,1% preço do querosene de aviação

Banco Central eleva projeções de PIB para 3,2% e de IPCA para 4,3%