Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Custo de operadoras em plano individual sobe 15,4% em um ano

Segundo IESS, custos de operadoras de planos de saúde cresceram 15,4% nos 12 meses terminados em março de 2015

Modo escuro


	Hospitais: alta nos custos com consultas, exames, terapias e internações foi superior à inflação
 (Marcelo Correa/Exame)

Hospitais: alta nos custos com consultas, exames, terapias e internações foi superior à inflação (Marcelo Correa/Exame)

D
Dayanne Sousa

Publicado em 3 de novembro de 2015 às, 18h46.

São Paulo - Os custos de operadoras de planos de saúde cresceram 15,4% nos 12 meses encerrados em março de 2015, de acordo com o Índice de Variação de Custos Médico-Hospitalares, calculado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

O indicador leva em conta os dados mais recentes disponíveis no setor.

A alta nos custos com consultas, exames, terapias e internações foi superior à inflação. No mesmo período, o IPCA subiu 8,1%. Apesar de elevado, o indicador de custos médico-hospitalares ficou abaixo do apurado no ano passado, quando atingiu variação recorde de 18,2%.

O cálculo utiliza os dados de um conjunto de planos individuais de operadoras e considera a frequência de utilização pelos beneficiários e o preço dos procedimentos.

O principal fator para a desaceleração no avanço do indicador foi a diminuição de 3 pontos porcentuais no ritmo de crescimento do custo de internações, item que responde por aproximadamente 58% da composição do índice.

Os custos com internações subiram 13,8% nos 12 meses encerrados em março de 2015 ante 16,8% no período anterior.

Já o gasto com consultas, que corresponde a 11% da composição do índice, subiu 10,5%. Exames e Terapias avançaram 14,6% e 20,6%, respectivamente, no período.

Últimas Notícias

ver mais
Assembleia de Pernambuco aprova redução do IPVA e aumento do ICMS; veja alíquotas
Economia

Assembleia de Pernambuco aprova redução do IPVA e aumento do ICMS; veja alíquotas

Há 3 horas
Governo afirma que aprovação do Desenrola será até dia 3 de outubro
Economia

Governo afirma que aprovação do Desenrola será até dia 3 de outubro

Há 4 horas
Campos Neto diz ser favorável a tributacão de super-ricos em audiência na Câmara
Economia

Campos Neto diz ser favorável a tributacão de super-ricos em audiência na Câmara

Há 4 horas
99 abre posto para recarga de carros elétricos perto da avenida Paulista
Economia

Recarga de carro elétrico: 99 lança posto na região da avenida Paulista

Há 4 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais