Exame Logo

Crescimento do lucro de bancos chineses irá desacelerar

Lucro anual dos bancos chineses pode desacelerar para 9% em 2014 à medida que eles enfrentam um aumento na liquidez e nos riscos de empréstimos

Banco da China: movimento tem como pano de fundo a desaceleração econômica (Liu Jin/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2014 às 11h52.

Pequim - O crescimento do lucro anual dos bancos chineses pode desacelerar para 9 por cento em 2014 à medida que eles enfrentam um aumento na liquidez e nos riscos de empréstimos, disse a associação do setor bancário em um relatório.

Receios sobre o enorme crescimento da dívida corporativa chinesa desde a crise financeira global se intensificaram neste ano, e o risco de calotes subiu.

Veja também

O movimento tem como pano de fundo a desaceleração econômica e a permissão das autoridades para que os mercados tenham um papel maior em determinar vencedores e perdedores.

"Instituições financeiras bancárias enfrentam desafios com uma maior volatilidade da liquidez de curto prazo e com riscos de crédito em alta devido ao impacto da desaceleração econômica, ajustes estruturais e esforços para reduzir o excesso de capacidade", disse a Associação Bancária da China no relatório.

"Os riscos de mercado vão subir junto com a liberalização da taxa de juros, maior flexibilidade cambial e fluxos de capital mais frequentes, mas não haverá uma eclosão em larga escala de riscos de liquidez."

Os bancos comerciais somaram 1,42 trilhão de iuanes (228,9 bilhões de dólares) de lucro líquido em 2013, uma alta de 14,5 por cento ante 2012, segundo a associação. No entanto, a taxa de crescimento pode desacelerar para cerca de 9 por cento neste ano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBancosChinaFinanças

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame